Grupo Rondon Univates embarca para Operação Velho Chico, em Pernambuco

Postado as 02/07/2024 14:23:51

Por Natalia Nissen

Oito estudantes e duas professoras da Universidade do Vale do Taquari - Univates embarcam nesta quarta-feira, 3, em uma missão especial para contribuir para o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade. O grupo participará da Operação Velho Chico do Projeto Rondon, que acontecerá entre 3 e 20 de julho, em Cabrobó, no Estado de Pernambuco. A cidade fica localizada na região do São Francisco Pernambucano, onde está localizado o ponto de partida do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco.

O Projeto Rondon atua em parceria com instituições de Ensino Superior que buscam somar esforços com lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir para o desenvolvimento local sustentável e a construção e promoção da cidadania. Na Operação Velho Chico em Cabrobó, por exemplo, também participa o grupo Rondon do Centro Universitário Lusíada (Unilus), de Santos (SP).

Natalia Nissen

Participam da Operação Velho Chico os estudantes Bernardo Costa (Relações Internacionais); Bianca Oliveira Wermann (Publicidade e Propaganda); Bruna Zanini Fiorin (Psicologia); Derli Paulo Bonine (Nutrição); Eduarda Gempka Bresolin (Medicina); Julio Soares Curi (Medicina); Larissa de Souza (Psicologia) e Núbia Luana de Oliveira (Letras); e as professoras Carolina Becker Pôrto Franzosi e Sofia Royer Moraes, docentes da área de Ciências Exatas e Engenharias.

O foco das ações desenvolvidas pelos rondonistas é levar benefícios permanentes para as comunidades atendidas, relacionados principalmente à melhoria do bem-estar social e à capacitação da gestão pública. Além de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes voluntários, as atividades consolidam o sentido de responsabilidade social e coletiva em prol da cidadania.

A Univates participava de uma operação por ano, realizada no primeiro semestre. Esta será a primeira vez que um grupo representa a Instituição nas ações realizadas na metade do ano. Nesta edição, o projeto contará com o voluntariado de estudantes matriculados em cursos de diferentes áreas do conhecimento e que irão executar atividades propostas para as áreas do conjunto B do Edital do Ministério da Defesa: comunicação, meio ambiente, tecnologia e produção e trabalho. Assim, os rondonistas podem fazer conexões multidisciplinares entre as áreas de sua formação e aquelas contempladas pela proposta.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods-17