Diplomados do curso de Administração de Empresas têm artigos aprovados para apresentação no XLVIII EnANPAD

Postado as 14/06/2024 09:12:01

Por Lais Pontin Matos, em colaboração com as docentes Bernardete Bregolin Cerutti e Luciane Franke

Dois diplomados do curso de Administração de Empresas - Linha de Formação Específica (LFE) em Comércio Exterior da Universidade do Vale do Taquari - Univates tiveram artigos aprovados para apresentação no XLVIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). O encontro, considerado o maior da área de Administração no Brasil, acontece entre os dias 16 e 18 de setembro, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina.

Daniel Lima e Suelin Muller desenvolveram seus estudos sob a orientação da professora Luciane Franke. Confira mais detalhes sobre as pesquisas abaixo.

“Diagnóstico e proposições em um projeto de Business Intelligence no setor comercial de uma cooperativa”

Autor: Daniel Lima

Orientadora: Profa. Dra. Luciane Franke

Colaboração: Profa. Dra. Bernardete Bregolin Cerutti

Divulgação Pexels

Estudo de Lima foi realizado no setor comercial de uma cooperativa.

O artigo de Lima objetivou realizar um diagnóstico para identificar as necessidades e os problemas dos usuários e sugerir proposições para aprimorar as atividades administrativas e de vendas no setor comercial de uma cooperativa voltada para a produção e transformação de alimentos, por meio de visualizações gráficas, dashboards, indicadores-chave de desempenho (KPIs) e relatórios gerenciais.

Durante a realização de sua pesquisa, o diplomado elaborou dois questionários estruturados. O primeiro deles foi entregue aos colaboradores do setor comercial da cooperativa para avaliar o grau da cultura de dados existente nessa área da empresa e verificar o uso da ferramenta de Business Intelligence (BI) pelos funcionários.

As questões presentes no segundo questionário foram formuladas com base em uma Matriz de Certezas, Suposições e Dúvidas (CSD) e respondidas pelos mesmos colaboradores do setor comercial. Por meio desse questionário, Lima também coletou dados para avaliar o impacto potencial de eventuais alterações no projeto de BI.

Após a aplicação dos questionários, os dados foram tabulados e submetidos à análise descritiva. Os resultados mostraram que os colaboradores da cooperativa recorrem a controles paralelos, reunindo seus próprios dados e elaborando suas interpretações, enquanto a ferramenta de BI é negligenciada por ser lenta, difícil de entender e ineficaz na tomada de decisões. Notou-se também que há uma demanda significativa por uma plataforma mais eficiente e integrada que apoie a tomada de decisões baseada em dados confiáveis. Lima conclui seu artigo oferecendo insights para a otimização da gestão de clientes e das operações comerciais.

Leia o estudo de Lima clicando aqui

“Variáveis macroeconômicas e dinâmicas de faturamento: analisando a resiliência da cadeia de suprimentos em uma empresa do setor de materiais elétricos”

Autora: Suelin Muller

Orientadora: Profa. Dra. Luciane Franke

Divulgação Pexels

Estudo de Suelin analisou a resiliência da cadeia de suprimentos em uma empresa do setor de materiais elétricos.

O artigo de Suelin buscou analisar a influência das variáveis macroeconômicas no faturamento de categorias específicas de produtos de uma empresa de materiais elétricos entre abril de 2018 e fevereiro de 2023. Para isso, a diplomada utilizou a abordagem metodológica da regressão linear, empregando quatro modelos estatísticos, coletou, organizou e tratou bases de dados e realizou revisão de literatura.

Além de contribuírem para a análise de processos e as tomadas de decisão na empresa, os resultados do estudo mostraram que a organização tem poder de mercado para repassar as pressões exercidas pelo cenário externo, representado pelas variáveis macroeconômicas, em seu faturamento. Dessa forma, aumentos na taxa de câmbio e nos preços de alumínio e cobre refletem-se também em aumento no faturamento.

A pesquisa desenvolvida por Suelin verificou que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) não interferiu significativamente no faturamento da empresa, reforçando o posicionamento da empresa no mercado.

Leia o estudo de Suelin clicando aqui

Saiba mais sobre o XLVIII EnANPAD

O tema central do EnANPAD deste ano é “Repensando o papel das organizações em um mundo de tensões geopolíticas, desigualdades sociais e crise ambiental”. Durante o evento, stakeholders, academia, representantes de diferentes setores da economia, formuladores de políticas públicas e a sociedade como um todo irão debater sobre como as organizações podem se adaptar e contribuir para a resolução de desafios contemporâneos.

Para a professora Luciane, “a publicação e apresentação de estudos no EnANPAD é um reconhecimento da qualidade das pesquisas realizadas pelos acadêmicos e professores da Univates. A divulgação dos trabalhos contribui para a qualificação dos pesquisadores e para a produção científica da Instituição”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Encontro acontece em setembro, em Florianópolis.

Logo ods-4