Inovates gradua duas novas empresas

Por Nicole Morás

Postado em 07/12/2018 20:02:58

Após um período de quatro anos de incubação, as empresas Requisittus Desenvolvimento de Software e LZR Engenharia foram graduadas pela Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) na noite da última quinta-feira, 6. A cerimônia, realizada na Sede Social da Univates, também marcou a comemoração de 15 anos da Inovates, que é celebrado no dia 16 de dezembro.

Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, lembrou do início da Inovates como resultado de uma parceria entre universidade, empresas e setor público. “As atividades eram realizadas em um prédio cedido pela Prefeitura, até que sentimos a necessidade de trazer a Inovates pra dentro do campus, pois a interação com o ambiente acadêmico é muito importante para o desenvolvimento das incubadas. Em 2014, com a inauguração do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari, o Tecnovates, houve uma fusão da Inovates e do Tecnovates e cada vez separamos menos as empresas devido ao seu nível de maturidade”, disse ela. Simone também comentou o projeto de abertura do campus da Univates para a rua Bento Rosa. “Significa mais do que abrir um caminho, é o embrião para uma rota da inovação, a abertura do ambiente de inovação para a cidade, inserindo a sociedade nesse ambiente”, finalizou ela.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, também destacou a parceria entre o poder público e a universidade, “a exemplo do que já é feito na área da saúde no município de Lajeado”, disse ele. Caumo analisou ainda que o poder público é um dos elos que precisa insistemente de novas metodologias, para não se tornar uma administração atrasada.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, lembrou do professor Sérgio Reis, falecido na última quarta-feira, como exemplo de inovação. “Ele ajudou a implantar a televisão no Brasil e participou do início das atividades de diversas emissoras de rádios e tv no Rio Grande do Sul. Também foi o jornalista a fazer a primeira transmissão ao vivo no Brasil”, disse o reitor. Lazzari seguiu sua fala sobre a trajetória da Inovates destacando o quanto é possível ver  os frutos sendo colhidos. “A própria instituição amadureceu a forma de trabalhar com inovação, assim como a região e a cidade. Temos muitos exemplos do exterior e é importante conhecê-los, mas precisamos criar um modelo próprio de crescer e evoluir nesses aspectos”, analisou ele.

Por fim, a coordenadora administrativa do Tecnovates, Cíntia Agostini afirmou que mais de 1700 pessoas participaram dos mais de 75 eventos realizados no Parque Científico durante o ano de 2018. ‘Muitos deles são resultado das atividades das nossas incubadas e residentes, que têm seus negócios nas mais diversas áreas. Quantos mais negócios incubados tivermos, mais conseguimos promover a inovação”, disse ela, projetando para 2019 o desenvolvimento de propostas de atuação integrada e da ampliação de movimentos em inovação social.

Do Startup Weekend para a Inovates

Uma das empresas a se graduar foi resultado de uma ideia surgida na primeira edição do Startup Weekend Lajeado, em 2014, realizado na Univates. O processo de incubação foi parte da premiação do grupo, que manteve o mesmo projeto desde o evento.

De acordo com Rodrigo Oliveira, um dos idealizadores da Requisittus Desenvolvimento de Software, a incubação foi importante para eles contarem com o auxílio dos mentores. “Eles nos questionavam, apresentavam outros olhares e nos motivavam a melhorar o produto. Foi uma experiência muito válida ter acesso ao suporte da Inovates e à estrutura para dar continuidade ao projeto”, explicou Oliveira.

Ele acrescentou ainda que a grande validação do software Avalie desenvolvido por eles foi durante o CRIExp, quando mais de nove mil pessoas responderam à pesquisa sobre o evento. “A partir daí vimos que podíamos ir para o mercado. Atualmente, o sistema online de pesquisas pode ser utilizado em eventos, atividades de ensino, no comércio e na gestão de empresas”, explicou Oliveira, acompanhado de um dos seus sócios, Cléverton Heming.

Visita aos laboratórios do Tecnovates

Antes da cerimônia de graduação das incubadas da Inovates, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário do Planejamento e Urbanismo (Seplan) de Lajeado, Rafael Zanatta, visitaram os novos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e da Inovates, dentre os quais o Food FabLab, o Laboratório de Biotransformação de Alimentos e o Centro de Biotransformação de Alimentos, este último construído em parceria com a empresa Naturovos.Eles foram recebidos pelo reitor da Univates, Ney Lazzari; pela Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp; pela funcionária Bruna Auler e pela Pós-Doutoranda Franciele Bücker, bolsista do convênio de pesquisa e desenvolvimento com entre Tecnovates e Naturovos.

Escolha uma formação

Graduação presencial