Pesquisa problematiza ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Postado as 2018-10-01 10:02:03
Por Nicole Morás
Noções básicas de matemática, desenvolvidas nos anos iniciais da educação básica, contribuem significativamente para a resolução de problemas de álgebra. A partir desse pressuposto e com o objetivo de qualificar os processos educativos, professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari realizam pesquisa com escolas do município de Estrela.
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As atividades fazem parte do projeto “Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior”, sob coordenação da professora Ieda Maria Giongo e coordenação interina da professora Márcia Rehfeldt, do qual também participam as professoras Marli Quartieri e Sônia Gonzatti, além de oito bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e professores da educação básica.
Uma das ações da pesquisa consiste no planejamento e desenvolvimento de material educacional, em conjunto com os professores, que possa ser explorado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com Márcia, as atividades foram elaboradas à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) levando em consideração conceitos algébricos, permitindo aos alunos realizarem distintas conjecturas.
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Nicole Morás
As atividades estão sendo desenvolvidas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Ruth Markus Huber, Leo Joas e Cônego Sereno Hugo Wolkmer. Márcia salienta que os professores e bolsistas se deslocam às escolas para desenvolver as atividades, o que é um fator motivador tanto para as professoras dos anos iniciais quanto para os alunos.
Para a professora Lisiane Baronio, as atividades da pesquisa na escola são interessantes, pois ajudam a quebrar o padrão de se pensar sempre de uma mesma maneira de resolver problemas matemáticos e abrem espaço para novas possibilidades, além de auxiliar os estudantes a perceber que a matemática está em diversas situações do cotidiano. “Sou professora há 24 anos e percebo que temos tendência a repetir as atividades e os processos de ensino. Participando da pesquisa, ganhamos segurança para mudar nosso jeito de atuar, já que cada vez mais mediamos em vez de ensinar”, analisa.
Para a estudante Alana Portz Gregory, do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Sereno Hugo Wolkmer, o mais legal da atividade para a compreensão do conceito de sequência matemática é que ela foi realizada em grupos. “Fica mais fácil, pois conversamos, trocamos ideias e resolvemos o desafio em grupo”, afirma.
Saiba mais
O projeto de pesquisa Ciências Exatas da Escola Básica ao Ensino Superior é composto de dois subprojetos: Ensino-aprendizagem-avaliação em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: atividades exploratório-investigativas e formação docente, coordenado pela professora Ieda Giongo; e Produção de materiais curriculares educativos: uma possibilidade para desenvolver o pensamento algébrico e geométrico nos anos iniciais, coordenado pela professora Márcia Rehfeldt.
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O primeiro subprojeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizado em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (PA). Tem como objetivo problematizar estratégias de estudantes na resolução de atividades exploratório-investigativas elaboradas em estudos conjuntos com professores dos anos iniciais, a fim de examinar quais aprendizagens teórico-metodológicas são desencadeadas por esses professores. A partir da pesquisa, busca-se promover movimentos de mudança nos currículos escolares instituídos e contribuir para o desencadeamento de novas problematizações.
O segundo subprojeto tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Objetiva investigar os resultados oriundos do desenvolvimento e produção de materiais educativos para o ensino de álgebra e geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da investigação matemática. Será desenvolvido em sete etapas e deve culminar na produção, exploração e avaliação de materiais educativos para o ensino da álgebra e geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na elaboração de um e-book.