Estudo da Univates sobre nutrigenética busca voluntários

Postado em 06/03/2017 17h02min

Por -

A Univates busca alunos voluntários para participarem da amostra de pesquisa do projeto “Aspectos moleculares, ambientais e biomarcadores proteicos de doenças multifatoriais”. O objetivo do estudo é investigar a interação entre a alimentação e polimorfismos genéticos. A equipe do projeto busca verificar se as variações genéticas podem influenciar na maneira como o metabolismo humano responde à alimentação. Podem participar estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos da Instituição. 
 
Durante a consulta, o paciente responde a um questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares. Além disso, também é verificada a pressão arterial e realizada a avaliação antropométrica – verificação de peso, altura e dobras cutâneas. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e registrados por um pesquisador. Na segunda consulta é realizada coleta de sangue. O procedimento leva menos de um minuto e o paciente não sente dor ou desconforto. Após a coleta, o paciente recebe um lanche.
 
Os benefícios do estudo poderão ser obtidos a longo prazo e serão retornados para a população em forma de artigos científicos. Os participantes têm direito a receber os resultados dos exames laboratoriais, como glicose, perfil lipídico, TGO, TGP, gama GT, para avaliar a função hepática e creatinina e ureia para avaliar a função renal. O estudo está de acordo com as normas vigentes na Resolução CNS 466/2012, que rege as pesquisas com seres humanos, e possui aprovação da Câmara e do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep).
 
O projeto, coordenado pela professora Verônica Contini, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates. Interessados podem contatar a equipe da pesquisa, pelo e-mail nutrigeneticauni@gmail.com, e agendar a consulta.
 
a segunda consulta é realizada coleta de sangue.

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas