Acadêmicas de história são premiadas em mostras estaduais

Postado em 18/12/2015 16h46min

Por Ana Amélia Ritt

Duas estudantes do curso de História da Univates e bolsistas de iniciação científica receberam destaque em mostras promovidas no estado do Rio Grande do Sul durante o ano de 2015. Tuani de Cristo recebeu menção honrosa na XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. Já Ana Paula Castoldi recebeu a distinção no XXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e V Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de ficar entre os cinco melhores trabalhos na área de Ciências Humanas e Sociais e receber menção honrosa pelo pôster da apresentação no mesmo evento.

Tuani foi premiada com o trabalho “Relações de fronteira em territórios do Rio Pardo: Missões Jesuíticas e o Ñande Rekõ Guarani”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e orientado pelo professor doutor Luís Fernando da Silva Laroque. “O objetivo do estudo é analisar as relações de fronteira que se estabeleceram entre as missões jesuíticas e os grupos indígenas Guarani na bacia hidrográfica do Rio Pardo. Em minha fala pude destacar a relação dos líderes espirituais com os padres jesuítas e os indígenas Guarani que aceitaram fazer parte das missões, com o objetivo de defender o 'modo de ser' Guarani”, conta. A estudante faz parte do projeto de pesquisa “Arqueologia, História Ambiental e Etnohistória no RS”, coordenado pela professora doutora Neli Teresinha Galarce Machado.

Já o projeto apresentado por Ana Paula no XXIII Encontro de Jovens Pesquisadores e V Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi “Transformações tecnológicas entre produtores rurais descendentes de imigrantes italianos na região do Vale do Taquari”, objetivando analisar as transformações tecnológicas ocorridas nas atividades agropecuárias durante as últimas décadas. Orientada pelo professor doutor Luís Fernando da Silva Laroque, Ana Paula abordou a questão do ponto de vista sociocultural. “Como bolsista, trabalho com produtores rurais descendentes de imigrantes açorianos, alemães e italianos na região do Vale do Taquari. Sendo assim, o objetivo do projeto foi analisar o desenvolvimento econômico e sociocultural na região do Vale do Taquari, principalmente a partir do século XX, levando em consideração sua dinâmica, seus determinantes e as suas implicações”, conta. Ana Paula é bolsista do projeto de pesquisa “Desenvolvimento econômico e sociocultural da região do Vale do Taquari: determinantes, dinâmicas e implicações”, coordenado pela professora doutora Júlia Elisabete Barden e financiado pela Univates, que analisa a temática a partir de duas dimensões: econômica e sociocultural.

Texto: Ana Amélia Ritt
Tuani e Ana Paula foram premiadas em mostras estaduais.

Ana Amélia Ritt