Univates é premiada no XIV Fórum Fapa

Postado em 14/12/2015 13h56min

Por Ana Amélia Ritt

Oportunizar o acompanhamento, a divulgação e o intercâmbio de trabalhos de pesquisa é o objetivo do XIV Fórum Fapa, evento que destacou atividades realizadas por Bolsistas de Iniciação Científica Júnior da Univates, professoras de escola básica e ao estudante e também Bolsista de Iniciação Científica da Instituição Mateus Lorenzon. A premiação foi realizada no dia 5 de dezembro, em Porto Alegre.

Vinculados à pesquisa “Sustentabilidade Ambiental de Propriedades Rurais Produtoras de Leite do Vale do Taquari”, três Bolsistas de Iniciação Científica Júnior (Picmel/Fapergs) da Univates foram premiadas. As estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Joana Mello, Mariê Luísa Blanger Loro e Raquel Liberatto conquistaram, além de distinção no XIV Fórum Fapa, 1º lugar na Feira de Ciências da Univates na categoria “Escolas pertencentes ao município de Lajeado – nível Ensino Médio” e 2º lugar na Mostra de Escolas Públicas.

Orientadas pelo professor de química Mariano Rodrigues, Joana, Mariê e Raquel receberam bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O professor-orientador recebeu bolsa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho, que vem sendo desenvolvido desde novembro de 2014, também foi coordenado pela professora doutora Claudete Rempel e acompanhado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Jaqueline Bortoli.

Dentro da pesquisa, foram estudadas diferentes ramificações. No XIV Fórum Fapa, evento estadual, Mariê apresentou a pesquisa “Qualidade físico-química da água destinada ao consumo humano em propriedades rurais com produção leiteira na região do Vale do Taquari – RS”. Já a “Avaliação do potencial hidrogeniônico da chuva em uma localidade do município de Lajeado/RS” foi o tema do trabalho feito por Joana.

No próximo ano, 2016, Raquel apresentará o projeto de pesquisa “Trabalhando com Sustentabilidade Ambiental de Propriedades Rurais Produtoras de Leite” na Mostratec.

Professoras de Escola Básica também são premiadas

As professoras de Ensino Fundamental e Médio Ivanir Maria Lucca Weber e Mara de Oliveira Azevedo, integrantes do Programa Observatório da Educação Univates – que conta com apoio financeiro da Capes -, receberam menção honrosa por suas apresentações no evento XIV Fórum Fapa.

Os trabalhos apresentados foram decorrentes de práticas pedagógicas realizadas em suas turmas, que foram planejadas e discutidas nas reuniões semanais com o grupo.
O grupo de pesquisa é composto por mais quatro docentes de escola básica do Vale do Taquari, quatro professoras pesquisadoras da Instituição, três discentes do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, seis bolsistas de Iniciação Científica e docentes voluntários.

Mais informações sobre o Programa Observatório da Educação podem ser obtidas no site http://www.capes.gov.br/educacao-basica/observatorio-da-educacao

Bolsista de Iniciação Científica recebe menção honrosa

Mateus Lorenzon, Bolsista de Iniciação Científica, também recebeu menção honrosa no XIV Fórum Fapa. Fruto de um estágio do curso de Pedagogia, Lorenzon inscreveu o trabalho “Potencializando a aprendizagem infantil por meio de espaços e materiais”, em que analisou como as situações propostas contribuíam para a aprendizagem e brincadeira das crianças.

A professora Cláudia Inês Horn, orientadora do projeto, afirma que a premiação é gratificante. “Como professora, que fico mais nos bastidores, é muito bom ver todo o referencial teórico, todos os estudos sendo reconhecidos no meio de tantas universidades”, comenta. Lorenzon completa: “Quando você participa desse tipo de evento, você dialoga com outras pessoas e elas podem ajudar a melhorar a pesquisa. Além disso, colocar a prática de forma escrita qualifica o trabalho, é um exercício de pensamento”.

Texto: Ana Amélia Ritt
Bolsistas Júnior com os professores-orientadores.

Estudante e bolsista Mateus Lorenzon (E) também conquistou menção honrosa.

Professoras Ivanir e Mara receberam menção honrosa.