02/02

Sabia que é possível iniciar um curso técnico ainda no Ensino Médio?

Além de habilitar o estudante para uma profissão em um curto espaço de tempo e com facilidade para a entrada no mercado de trabalho, os cursos técnicos também têm o diferencial de poderem ser cursados durante o Ensino Médio. Isso ocorre, na Univates, para cerca de 25% dos matriculados no Centro de Educação Profissional.
 
Esse é o caso do estudante de manutenção automotiva Maurique Schmitt, de Arroio do Meio, que decidiu fazer um curso técnico durante o ensino médio, pois queria aproveitar o "embalo". “Já que estou estudando, pensei que seria mais fácil fazer os dois ao mesmo tempo. Sei de pessoas que estão há anos sem estudar e decidiram começar o curso técnico - foi difícil até pegarem o embalo novamente! Decidi não fazer muitas disciplinas, pois não quero passar do meu limite, quero ir bem tanto no colégio quanto na Univates, além de não deixar de fazer o que gosto no meu tempo livre, como futebol, shopping…”, explica ele.
 
Schmitt pretende trabalhar assim que concluir o Ensino Médio. “Esse é outro motivo de eu começar o curso técnico durante o ensino médio. Já que não está fácil conseguir emprego, será uma boa eu terminar o ensino médio com uma parte do curso concluído. Tenho certeza que isso me ajudará muito para conseguir um trabalho na área”, acrescentou ele, que pretende ainda fazer uma graduação em Engenharia Mecânica. “Assim espero me aperfeiçoar cada vez mais no trabalho que eu realizar. E tenho certeza que a Univates irá me proporcionar as melhores aulas, pois seu ensino, na minha opinião, é excelente”, finaliza ele.
 
Quem também teve essa experiência é João Arthur Gerhardt Schuh, de Lajeado. Ele ingressou no técnico em Informática no final do Ensino Médio. “Sempre tive a ideia de conciliar a escola com um curso técnico, pois sabia que o curso técnico era o caminho mais rápido para o mercado de trabalho e também porque sempre preferi um método de ensino mais prático do que teórico”, explicou ele, que agora já concluiu o Ensino Médio e trocou sua matrícula para o curso técnico em Comunicação Visual. “Durante o curso já comecei a trabalhar na área e estou sempre atrás de mais. No momento meu foco é trabalhar em um local que me dê mais experiência no setor e, pretendo, sim, fazer graduação na área, provavelmente design gráfico”, finalizou ele.
 
Para ingressar nos cursos técnicos não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos). A realização pode ser feita de forma concomitante, mas, para receber o diploma de técnico, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio.
 
Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/tecnicos, com o CEP, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5024, ou pelo e-mail cep@univates.br.
 
Matrículas abertas
Interessados em fazer um curso técnico na Univates podem se matricular até o início do semestre letivo, que ocorre no dia 15 de fevereiro. No primeiro semestre de 2018 serão 17 cursos oferecidos: Administração, Alimentos, Auxiliar de Saúde Bucal, Automação Industrial, Comunicação Visual, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Informática, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Química, Radiologia, Segurança do Trabalho, Serviços Jurídicos, Transações Imobiliárias e Vendas.
 
As matrículas podem ser feitas no Atendimento Univates, localizado no Prédio 9 (rua Avelino Talini, 171 – Lajeado/RS). Inscritos previamente que não confirmaram matrícula ainda podem fazê-la nas disciplinas em que restam vagas. Candidatos menores de idade precisam estar acompanhados de representante legal.
Clique para ampliar