Escolas podem se inscrever para minicursos do “Naturalista por um dia”

Postado em 01/09/2016 09h14min e atualizado em 02/01/2018 16h14min

Por Tiago Silva

Escolas que queiram oportunizar a seus alunos ações educativas, culturais e científicas podem ter esse ensino por meio do projeto de extensão da Univates “Naturalista por um dia”. O projeto contempla minicursos sobre temas científicos a alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio do Vale do Taquari.

Além disso, a proposta visa a colocar os estudantes em contato com os diferentes ambientes acadêmicos, como laboratórios de biologia molecular, luparia, microbiologia, microscopia e química. Anualmente cerca de 800 alunos participam das atividades do "Naturalista por um dia".

Os minicursos contemplam três módulos da área de ensino científico — Biodiversidade, Ambiente e desenvolvimento e Biotecnologia — e são orientados por pesquisadores e bolsistas do Museu de Ciências Naturais (MCN) e dos cursos de Química Industrial, Ciências Biológicas, História e Engenharia Ambiental.

Escolas que tiverem interesse em participar podem fazer a inscrição com o MCN, na sala 100 do Prédio 8, ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505. Na agenda do projeto ainda estão disponíveis quatro datas, com atividades sempre pela manhã:

– 05/10 e 14/12, no módulo Ambiente e Desenvolvimento;
– 23/11, no módulo Biodiversidade;
– 07/12, no módulo Biotecnologia.

Confira os minicursos de cada módulo:
Ambiente e Desenvolvimento
– Ambiente e Sustentabilidade
– Entre vasos e pontas – pensando o patrimônio cultural e
ambiental
– Vivências com a natureza
– Química no dia a dia
– Reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da construção de minhocários domésticos
– Viagem ao mundo invisível

Biodiversidade
– Animais silvestres: aprendendo de forma lúdica
– Ecologia dos insetos
– Viajando no mundo dos ácaros
– Observação microscópica de células vegetais

Biotecnologia
– Biogás: a energia invisível
– Extração de DNA humano e suas aplicações
– Extração de óleos essenciais
– Extração do DNA vegetal – morango
– Isolamento de microrganismos com potencial biotecnológico

Texto: Tiago Silva

Estudantes têm aprendizagem científica por meio do “Naturalista por um dia”.

Tuane Eggers