Provas de Proficiência

INGLÊS


UNIVATES - No caso de Língua Inglesa, o aluno deve realizar a prova de proficiência da Univates e ser classificado, no mínimo, em nível B2. A prova ocorre mensalmente, em processo específico, conforme datas divulgadas no Calendário Acadêmico Institucional ou no site da Univates. Além disso, o candidato pode apresentar certificado de conclusão do nível B1 no Projeto i e, nesse caso, não se faz necessária a realização da prova.
Obs: a prova de nivelamento do Projeto i não pode ser aproveitada como proficiência. Cada finalidade tem um processo específico. Informações sobre a prova, datas e horários da prova de nivelamento, acesse o site do Projeto i.
TOEFL – Teste internacionalmente reconhecido e aceito por mais de 8.500 instituições de ensino superior, agências e outras instituições, de mais de 130 países.
Site: https://www.ets.org/pt/toefl/
IELTS – Exame de língua inglesa mais popular do mundo, é aceito por mais de 8 mil organizações espalhadas pelo globo, inclusive instituições governamentais, acadêmicas e agências de emprego. É o único exame de língua inglesa aceito para fins de imigração por todos os países que exigem um.
Site: https://www.ielts.org/

ESPANHOL


UNIVATES - Provas de proficiência de semestres anteriores clique aqui.
DELE – Títulos oficiais de espanhol, com reconhecimento internacional, outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha. Destinado a pessoas que desejam estudar ou trabalhar em territórios de língua espanhola.
Site: http://www.dele.org/

ALEMÃO


UNIVATES - Provas de proficiência de semestres anteriores clique aqui.
ONDAF – Teste online da língua alemã, que mede a competência linguística e é indicado para nivelar o aprendizado de alemão.
Site: https://www.ondaf.de/gast/ondaf/info/teilnehmer-faq_en.jsp
GOETHE-ZERTIFIKAT – Certificado internacionalmente aceito e reconhecido como prova do domínio da língua alemã.
Site: http://www.goethe.de/ins/br/lp/ptindex.htm

FRANCÊS


TCF – Teste de nível linguístico do Ministério da Educação Nacional francês, válido por dois anos.
Site: http://www.aliancafrancesabrasil.com.br/index.php/diplomas-e-certificados/tcf
DELF e DALF – Certificados reconhecidos internacionalmente, que podem ser obtidos tanto para fins pessoais, quanto para estudo, trabalho ou imigração para países de língua francesa.
Site: http://www.aliancafrancesabrasil.com.br/index.php/diplomas-e-certificados/delfdalf

ITALIANO


CILS e CELI – Certificados que avaliam o conhecimento do aluno, em língua italiana. São destinados a pessoas que pretendem trabalhar ou estudar na Itália.
Sites: http://cils.unistrasi.it/ e http://www.cvcl.it/home.aspx
PLIDA – Certificados reconhecidos oficialmente pelo Estado italiano. Destinado a pessoas que pretendem trabalhar ou estudar na Itália.
Site: http://www.plida.it/plida/

MANDARIM


HSK – Certificação reconhecida pelo governo da República Popular da China e por todos os órgãos ligados à educação no país.
Site: http://www.china.org.cn/english/features/hsk/105146.htm