Univates participa de atividade sobre inclusão na Mercur

Postado em 08/05/2017 14h13min

Por Bruna Lais Alves (Comissão Gente Diferente)

“Você já pensou como seria o mundo se você não existisse mais?”. Essa foi a pergunta que motivou a empresa Mercur, de Santa Cruz do Sul, a analisar seu propósito e decidir que não queria apenas existir, mas sim fazer a diferença na vida das pessoas. Pensando nas questões de inclusão que a Univates vem trabalhando, um grupo de funcionários técnico-administrativos e professores da Instituição foi conhecer de perto a história, os princípios e a forma de trabalhar da empresa.

A visita aconteceu na última sexta-feira, dia 05, no Laboratório de Inovação Social da Mercur, local que é destinado tanto a colaboradores quanto à comunidade interessada em conhecer a organização. Representantes do Núcleo de Apoio Pedagógico, da Clínica-Escola, da Comissão Gente Diferente, do Núcleo de Acessibilidade, do Programa de Saúde do Trabalhador, além de coordenadores e professores de graduação compuseram o grupo.

O objetivo da atividade foi conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa, que confecciona produtos inclusivos e adaptados para diversos tipos de necessidades, tendo em vista o compromisso de unir pessoas e organizações para criar soluções sustentáveis. Além disso, o intuito foi compartilhar ideias e vivências do grupo, que desempenha funções na Instituição relacionadas ao tema.

“O fato de o grupo de colegas ter representantes de várias áreas demonstra a intenção de cada vez mais realizar atividades em conjunto, aproveitando as contribuições de cada um para desenvolver, integrar e estimular ações voltadas à inclusão pensando em nossa Instituição como um todo”, comenta Cristine Heineck, Psicóloga da Univates e membro da comissão Gente Diferente e do Núcleo de Acessibilidade da Instituição. Para ela, durante a apresentação da Mercur, a empresa deixou clara sua ênfase na autonomia e nas possibilidades de ganhos em qualidade de vida, assim como o conceito de fazer com as pessoas e não apenas para elas.

Texto: Bruna Lais Alves (Comissão Gente Diferente)

Funcionários técnico-administrativos e professores da Instituição visitaram o Laboratório de Inovação Social da empresa