Site da Univates conta com tradutor de libras

Postado em 17/10/2016 11h59min

Por Artur Dullius/Ana Amélia Ritt

Você já reparou que tem algo novo por aqui? A partir de agora o site da Univates passa a contar com um tradutor de libras. Trata-se do Hand Talks, ferramenta que realiza a tradução de materiais escritos para a Língua Brasileira dos Sinais.

O plugin pode ser conferido no lado direito da página e está disponível em todas as abas do site, exceto para dispositivos móveis, que podem utilizar o sistema por meio de um aplicativo grátis. Para utilizar, basta clicar no plugin e em seguida dar um click sobre o texto desejado que a tradução do material será realizada imediatamente.

O sistema visa a auxiliar pessoas que possuem dificuldade de leitura, porém entendem a Língua Brasileira dos Sinais. “Com mais essa iniciativa a Univates busca oferecer o acesso aos meios digitais a um maior número de pessoas”, explica Rafael Mallmann, programador da Instituição.

Acessibilidade na Univates

Com a ferramenta, a Univates coloca o assunto em prática nos espaços físicos e leva-o a outras plataformas. Para se ter uma ideia, além dos ambientes acadêmicos, a política de acessibilidade está presente nos ambientes de lazer (como os decks do laguinho) e foi pensada (e executada) em todos os prédios construídos a partir de 2013 (Tecnovates, Centro Cultural, Estádio Olímpico e Centro Clínico). Além disso, as elevadas e os rebaixamentos da avenida Avelino Tallini, que seriam de obrigação do poder público, foram efetuados pela Instituição, prezando pela boa mobilidade em todo o campus.

O site da Univates conta também com a barra de acessibilidade, que auxilia oferecendo atalhos de navegação padronizados e opção de alterar o contraste para facilitar a leitura. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal e podem ser conferidas na parte superior da tela. O portal conta também com uma página específica sobre o assunto. Nela é possível conferir como está a acessibilidade na Univates (questões físicas e acadêmicas) e links que podem auxiliar quem tem interesse pelo assunto.

Para o pró-reitor Administrativo, professor Oto Roberto Moerschbaecher, a inclusão social e, dentro dela, a acessibilidade são diretrizes do planejamento estratégico da Univates. “Elencamos para os próximos cinco anos uma série de diretrizes que balizam nossos planos de ação. Uma delas é a manutenção de políticas que incentivem a inclusão social. Essa preocupação perpassa as questões acadêmicas, de sala de aula, e também de infraestrutura. Quando pensamos em estrutura, estamos sempre analisando se é acessível a todos”, ressalta.

Texto: Artur Dullius/Ana Amélia Ritt

Plugin pode ser conferido no lado direito da página

Artur Dullius