Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza palestra sobre acessibilidade

Postado em 16/05/2016 16h17min

Por Elise Bozzetto

Reitoria, coordenadores de curso, professores e gestores da Univates participaram, nesta segunda-feira, dia 16 de maio, da palestra “Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: o desafio da construção da acessibilidade”. A palestrante, Dra. Celina Camargo Bartalotti, do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo, é graduada em Terapia Ocupacional e em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e possui mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo. 
 
Celina trouxe diversas concepções sobre o tema. Para ela, em uma sociedade inclusiva, não podemos mais colocar no sujeito a responsabilidade de se inserir na sociedade. “Um dos conceitos mais trabalhados hoje para definir inclusão é o de que a deficiência é um conceito em evolução que resulta da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras devido às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais”, pontua a palestrante. Para a pesquisadora, não são as limitações físicas que obstruem a participação efetiva das pessoas com deficiência na sociedade. O impedimento está relacionado às barreiras que a sociedade coloca para as pessoas que nem sempre condizem com sua condição orgânica. 
 
A palestrante ainda trouxe a importância do conceito de inclusão no Ensino Superior: não é só promover a acessibilidade, mas, sim, garantir igualdade de oportunidades e condições no acesso ao ensino. “A inclusão também deve ser discutida e contemplada nos planos pedagógicos”, enfatiza.
 
Palestra sobre acessibilidade abre Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente 
 
A Dra. Celina Camargo Bartalotti também participa à noite da abertura do 6° Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente –  Sisa, da 12° Semana Interdisciplinar em Saúde e do 5° Seminário de Educação Permanente em Saúde. O evento inicia às 19h30min, no Teatro Univates. 
 
Mais informações: http://univates.br/sisa
 
Texto: Elise Bozzetto
 
Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: o desafio da construção da acessibilidade foi tema de palestra

Elise Bozzetto

Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: o desafio da construção da acessibilidade foi tema de palestra

Elise Bozzetto

Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior: o desafio da construção da acessibilidade foi tema de palestra

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas