Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Componentes curriculares

Semestre 1

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de escrita, acuidade auditiva e fala em Língua Inglesa, com ênfase na leitura por meio de estratégias de compreensão (nível A1).  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da literatura brasileira como sistema simbólico, cultural e literário por meio do qual se pode interpretar diferentes esferas da realidade, com ênfase no períodos literários: Quinhentismo, Barroco, Romantismo e Modernismo.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.        

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do panorama geral dos fenômenos da linguagem, para a compreensão das noções de língua, fala, linguagem, texto e discurso como objetos das ciências linguísticas.  

Semestre 2

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de textos acadêmicos (níveis A1 e A2).  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da literatura brasileira como sistema simbólico, cultural e literário através do qual se pode interpretar as configurações da cidade e da periferia, com ênfase nos períodos literários: Realismo, Naturalismo e Pré-modernismo.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo acerca da pesquisa em Educação na contemporaneidade, considerando aspectos éticos e metodológicos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e a compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.

Semestre 3

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do corpo como elemento de linguagem. Experimentações corporais tendo como suporte os princípios do corpo sensível, expressivo e dialógico.    

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentação e criação de práticas de pesquisa em espaços educativos não escolares.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, acuidade auditiva e fala com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias de comunicação e de se comunicar em tarefas simples e rotineiras (A2)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento das habilidades da leitura, escrita, acuidade auditiva e fala com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias de comunicação e de se comunicar em tarefas simples e rotineiras (A2).  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e identitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da teoria, história e crítica literárias, fundamentado em conceitos de arte, estética e literatura.  

Semestre 4

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Produção de práticas de pesquisa em espaços escolares como potência para o fazer docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gramática da língua, numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, acuidade auditiva e fala com o objetivo de se comunicar sobre assuntos relacionados à escola, ao trabalho, ao lazer e sobre temas familiares e de interesse pessoal (níveis A2 e B1).

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar considerando o comum como um princípio político, analisando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivência dos processos de gestão escolar em sua interface com a formação continuada docente. A elaboração e a implementação da proposta pedagógica da escola.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo e reflexão sobre a literatura juvenil e a formação do leitor na Educação Básica.  

Semestre 5

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no ensino, assim como das teorias sobre a aquisição e a aprendizagem de uma segunda língua.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gramática da língua numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gramática da língua numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, acuidade auditiva e fala, com o objetivo de se comunicar sobre temas familiares e de interesse pessoal, além de dar razões e explicações para suas opiniões e planos (nível B2).

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da literatura brasileira como sistema simbólico, cultural e literário, com ênfase na produção lírica nos períodos literários: Arcadismo, Parnasianismo, Romantismo, Simbolismo e Modernismo.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.   

Semestre 6

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A estrutura normativa da educação brasileira contemporânea e suas diferentes modalidades educacionais na perspectiva da Educação Integral.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das políticas educacionais e da legislação da Educação Básica e suas implicações sobre a organização dos sistemas de ensino na perspectiva da educação integral.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gramática da língua, numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diálogo como princípio educativo. A filosofia da educação como questionamento do processo pedagógico e como elaboração teórica da experiência educativa. Investigação e atuação do aluno em movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais. Conhecimento, ensino e aprendizagem em diferentes contextos sociais. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de tópicos relevantes para situações de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Seminários sobre regionalismo e literatura: do regional à globalização dos espaços.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos processos cognitivos ligados ao processamento da compreensão leitora, para o desenvolvimento de práticas de leitura na Educação Básica.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.

Semestre 7

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da gramática da língua, numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.  

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Planejamento e execução de projeto interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa no Ensino Fundamental. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentação e criação artística a partir da literatura, música, escrita, dança, teatro, cinema, fotografia, artes visuais e outras manifestações estéticas relacionadas ao campo das artes.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O ensino da língua inglesa, da gramática e do léxico.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Práticas de ensino da língua por meio de microaulas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de obras da literatura universal, com ênfase em clássicos desde os gregos até o século XIX.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos processos de inclusão e suas implicações, considerando as políticas públicas e as práticas de in/exclusão nos espaços escolares e não escolares.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Elaboração de um projeto de pesquisa.

Semestre 8

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Planejamento, execução de projeto interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa no Ensino Médio. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Leitura, análise e interpretação das obras mais representativas em prosa, poesia e drama da Literatura de Língua Inglesa.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Leitura, análise e interpretação das obras mais representativas em prosa, poesia e drama da Literatura de Língua Inglesa.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Reflexões sobre a aquisição e o processamento da linguagem e suas implicações no ensino.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de obras da literatura universal, com ênfase em clássicos dos séculos XX e XXI.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Produção de artigo científico ou monografia a partir do desenvolvimento da proposta de pesquisa científica apresentada no Trabalho de Conclusão de Curso I.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Elaboração de ações ou projetos de extensão com foco na linguagem em suas múltiplas formas.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional.   

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 73