Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de escrita, acuidade auditiva e fala em Língua Inglesa, com ênfase na leitura por meio de estratégias de compreensão (nível A1).
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da literatura brasileira como sistema simbólico, cultural e literário por meio do qual se pode interpretar diferentes esferas da realidade, com ênfase no períodos literários: Quinhentismo, Barroco, Romantismo e Modernismo.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do panorama geral dos fenômenos da linguagem, para a compreensão das noções de língua, fala, linguagem, texto e discurso como objetos das ciências linguísticas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de textos acadêmicos (níveis A1 e A2).
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da literatura brasileira como sistema simbólico, cultural e literário através do qual se pode interpretar as configurações da cidade e da periferia, com ênfase nos períodos literários: Realismo, Naturalismo e Pré-modernismo.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo acerca da pesquisa em Educação na contemporaneidade, considerando aspectos éticos e metodológicos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e a compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do corpo como elemento de linguagem. Experimentações corporais tendo como suporte os princípios do corpo sensível, expressivo e dialógico.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e criação de práticas de pesquisa em espaços educativos não escolares.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, acuidade auditiva e fala com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias de comunicação e de se comunicar em tarefas simples e rotineiras (A2)
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento das habilidades da leitura, escrita, acuidade auditiva e fala com o objetivo de satisfazer as necessidades primárias de comunicação e de se comunicar em tarefas simples e rotineiras (A2).
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e identitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da teoria, história e crítica literárias, fundamentado em conceitos de arte, estética e literatura.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Produção de práticas de pesquisa em espaços escolares como potência para o fazer docente.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gramática da língua, numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, acuidade auditiva e fala com o objetivo de se comunicar sobre assuntos relacionados à escola, ao trabalho, ao lazer e sobre temas familiares e de interesse pessoal (níveis A2 e B1).
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar considerando o comum como um princípio político, analisando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Vivência dos processos de gestão escolar em sua interface com a formação continuada docente. A elaboração e a implementação da proposta pedagógica da escola.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo e reflexão sobre a literatura juvenil e a formação do leitor na Educação Básica.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no ensino, assim como das teorias sobre a aquisição e a aprendizagem de uma segunda língua.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gramática da língua numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gramática da língua numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, acuidade auditiva e fala, com o objetivo de se comunicar sobre temas familiares e de interesse pessoal, além de dar razões e explicações para suas opiniões e planos (nível B2).
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da literatura brasileira como sistema simbólico, cultural e literário, com ênfase na produção lírica nos períodos literários: Arcadismo, Parnasianismo, Romantismo, Simbolismo e Modernismo.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: A estrutura normativa da educação brasileira contemporânea e suas diferentes modalidades educacionais na perspectiva da Educação Integral.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo das políticas educacionais e da legislação da Educação Básica e suas implicações sobre a organização dos sistemas de ensino na perspectiva da educação integral.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gramática da língua, numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de espaços escolares e não escolares e a produção de subjetividades de jovens e adultos na contemporaneidade.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de tópicos relevantes para situações de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Seminários sobre regionalismo e literatura: do regional à globalização dos espaços.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos cognitivos ligados ao processamento da compreensão leitora, para o desenvolvimento de práticas de leitura na Educação Básica.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo da gramática da língua, numa visão diacrônica e sincrônica, abarcando aspectos fonológicos e variacionais, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos: conceitos, estruturas, relações e interfaces.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Carga Horária: 160
Creditos: INF
Ementa: Planejamento e execução de projeto interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa no Ensino Fundamental.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Experimentação e criação artística a partir da literatura, música, escrita, dança, teatro, cinema, fotografia, artes visuais e outras manifestações estéticas relacionadas ao campo das artes.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: O ensino da língua inglesa, da gramática e do léxico.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Práticas de ensino da língua por meio de microaulas.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de obras da literatura universal, com ênfase em clássicos desde os gregos até o século XIX.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo dos processos de inclusão e suas implicações, considerando as políticas públicas e as práticas de in/exclusão nos espaços escolares e não escolares.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Elaboração de um projeto de pesquisa.
Carga Horária: 160
Creditos: INF
Ementa: Planejamento, execução de projeto interdisciplinar para o ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa no Ensino Médio.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Leitura, análise e interpretação das obras mais representativas em prosa, poesia e drama da Literatura de Língua Inglesa.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Leitura, análise e interpretação das obras mais representativas em prosa, poesia e drama da Literatura de Língua Inglesa.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Reflexões sobre a aquisição e o processamento da linguagem e suas implicações no ensino.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo de obras da literatura universal, com ênfase em clássicos dos séculos XX e XXI.
Carga Horária: 40
Creditos: INF
Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e compreensão das implicações desses fundamentos no ensino. Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação aplicadas ao ensino de línguas com foco na leitura e na escrita.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Produção de artigo científico ou monografia a partir do desenvolvimento da proposta de pesquisa científica apresentada no Trabalho de Conclusão de Curso I.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Elaboração de ações ou projetos de extensão com foco na linguagem em suas múltiplas formas.
Carga Horária: 80
Creditos: INF
Ementa: Estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional.