Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Módulos

Trimestre 1

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.

Co-requisitos: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)

Carga Horária: 80

Ementa: Teorias que fundamentam os processos de ensino e de aprendizagem em diferentes tempos, planos e espaços.

Co-requisitos: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudos sobre a formação e a carreira docente.

Co-requisitos: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)

Trimestre 2

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da escola moderna à escola contemporânea: sujeitos, saberes, práticas docentes, articulação entre ensino, pesquisa e organização, planejamento e avaliação do fazer pedagógico em diferentes níveis e contextos.

Co-requisitos: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM (9412235)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo das interfaces entre tecnologias digitais, sociedade, cultura, educação e construção de conhecimento.

Co-requisitos: DIDÁTICA GERAL (1425210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM (9412235)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do panorama geral dos fenômenos da linguagem para a compreensão das noções de língua, fala, linguagem, texto e discurso como objetos das ciências linguísticas.  

Co-requisitos: DIDÁTICA GERAL (1425210)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)

Trimestre 3

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de conceitos epistemológicos e de propostas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino visando às relações socioambientais e ao papel da Educação Ambiental na formação da cidadania.

Co-requisitos: TEORIA LITERÁRIA (2231219)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412236)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural do ensino e da aprendizagem em espaços escolares e não escolares.

Co-requisitos: TEORIA LITERÁRIA (2231219)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412236)

Carga Horária: 40

Ementa: Leitura, estudo e reflexão sobre a literatura infantil e a formação do leitor na Educação Básica.

Co-requisitos: TEORIA LITERÁRIA (2231219)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da teoria, história e crítica literárias, fundamentado em conceitos de arte, estética e literatura.  

Co-requisitos: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: FORMAÇÃO DO LEITOR NA INFÂNCIA (9412236)

Trimestre 4

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da formação pessoal e relacional na formação profissional, problematização de questões relativas a sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.

Co-requisitos: LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412237)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo do texto como unidade linguístico-discursiva cuja textualidade é constituída em tipos e gêneros diversos e por meio da coesão e coerência textuais.

Co-requisitos: TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412237)

Carga Horária: 40

Ementa: Elaboração de propostas de ensino fundamentadas nos diversos tipos e gêneros textuais, na perspectiva das teorias do discurso e da enunciação.  

Co-requisitos: LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
TEORIAS DO DISCURSO (2231220)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)

Carga Horária: 40

Ementa: Reflexão sobre teorias do discurso e da enunciação para compreensão do texto como entidade dialógica, sócio-discursiva e enunciativa.  

Co-requisitos: LINGUÍSTICA DO TEXTO (2231215)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: TEORIAS DO TEXTO E ENSINO (9412237)

Trimestre 5

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da Literatura Brasileira das origens ao Romantismo.  

Co-requisitos: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412238)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da legislação educacional, políticas públicas e normas dos sistemas de ensino.

Co-requisitos: PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412238)

Carga Horária: 40

Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.

Co-requisitos: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM (9412238)

Carga Horária: 40

Ementa: Leitura, estudo e reflexão sobre a literatura juvenil e a formação do leitor na Educação Básica.  

Co-requisitos: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
LITERATURA BRASILEIRA I: DAS ORIGENS AO ROMANTISMO (2235219)

Trimestre 6

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar como princípio formativo em diferentes campos e dimensões educacionais escolares, considerando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino. 

Co-requisitos: LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
LITERATURA BRASILEIRA III: O MODERNISMO (2235221)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: LITERATURA CONTEMPORÂNEA (9412239)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da Literatura Brasileira do Pré-modernismo até a geração de 45, contemplando o Romance de 30 e refletindo sobre questões étnico-raciais na literatura.  

Co-requisitos: LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: LITERATURA CONTEMPORÂNEA (9412239)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo da Literatura Brasileira realista e seus desdobramentos.  

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR: LITERATURA CONTEMPORÂNEA (9412239)
LITERATURA BRASILEIRA III: O MODERNISMO (2235221)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)

Carga Horária: 40

Ementa: Leitura e estudo dos principais escritores e obras produzidas no Brasil entre os anos 1970 e os dias de hoje.  

Co-requisitos: LITERATURA BRASILEIRA II: O REALISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS (2235220)
LITERATURA BRASILEIRA III: O MODERNISMO (2235221)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)

Trimestre 7

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.

Co-requisitos: ESTRUTURAS FRASAIS (2233207)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA (9412240)

Carga Horária: 120

Ementa: Estudo morfossintático do comportamento das formas linguísticas na organização da frase simples e da frase complexa em Língua Portuguesa, destacando conceito, tipos, estrutura e relações semânticas.      

Co-requisitos: EMPREENDEDORISMO (3453401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - GRAMÁTICA (9412240)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de diferentes abordagens teóricas da gramática para compreensão de aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos que interferem na constituição de uma língua e implicações desses componentes no ensino.  

Co-requisitos: ESTRUTURAS FRASAIS (2233207)
EMPREENDEDORISMO (3453401)

Trimestre 8

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Co-requisitos: FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412241)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos conceitos básicos da fonética e da fonologia do português e estudo sobre a consciência fonológica e suas implicações no ensino.

Co-requisitos: TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412241)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo das concepções de língua na perspectiva sociolinguística e de teorias da variação para elaboração de propostas de ensino de Língua Portuguesa.  

Co-requisitos: AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Co-requisitos: FONÉTICA E FONOLOGIA (2233209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - VARIAÇÃO (9412241)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)

Trimestre 9

Carga Horária: 120

Ementa: Estudo da formação e produção do vocabulário numa visão diacrônica e sincrônica e estudo do verbo e do pronome numa dimensão morfológica, sintática e discursiva.

Co-requisitos: PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DO LETRAMENTO (9412242)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  

Co-requisitos: ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS (2233208)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DO LETRAMENTO (9412242)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da leitura e da escrita como práticas sociais e das relações entre os diferentes letramentos e a escola.  

Co-requisitos: ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS (2233208)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)

Trimestre 10

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo das diretrizes legais sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e de Literatura no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e suas implicações para a elaboração de propostas de ensino interdisciplinares das línguas materna e adicionais.  

Carga Horária: 40

Ementa: Seminários sobre regionalismo e literatura: do regional à globalização dos espaços.

Co-requisitos: LITERATURAS LUSÓFONAS: SEMINÁRIOS DE LEITURA (2235226)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LITERATURA (9412243)

Carga Horária: 40

Ementa: Seminários de leitura de obras representativas da Literatura Portuguesa e de expressão africana.  

Co-requisitos: SEMINÁRIO INTEGRADOR: ENSINO DE LITERATURA (9412243)
LITERATURA: REGIONALISMO E ESPAÇOS (2235227)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo e reflexão sobre metodologia para o ensino da Literatura no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e critérios de seleção de obras literárias.  

Co-requisitos: LITERATURAS LUSÓFONAS: SEMINÁRIOS DE LEITURA (2235226)
LITERATURA: REGIONALISMO E ESPAÇOS (2235227)

Trimestre 11

Carga Horária: 80

Ementa: Elaboração e análise de propostas de ensino para a aprendizagem de leitura, escrita e expressão oral no Ensino Fundamental.  

Pré-requisitos: ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (9202238)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.

Co-requisitos: PRÁTICAS DE ENSINO - METODOLOGIAS DE ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE (1454206)

Carga Horária: 80

Ementa: Planejamento em Língua Portuguesa e Literatura na perspectiva da interdisciplinaridade.

Co-requisitos: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)

Trimestre 12

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo das teorias de aquisição da linguagem e suas implicações no ensino, assim como das teorias sobre a aquisição e a aprendizagem de uma segunda língua.  

Co-requisitos: PROCESSOS DE COMPREENSÃO LEITORA (2231216)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: LINGUAGEM E COGNIÇÃO (9412244)

Carga Horária: 80

Ementa: Prática docente no ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental.  

Pré-requisitos: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO FUNDAMENTAL I (9202250)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo dos processos cognitivos ligados ao processamento da compreensão leitora para o desenvolvimento de práticas de leitura na Educação Básica.  

Co-requisitos: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (2231211)
SEMINÁRIO INTEGRADOR: LINGUAGEM E COGNIÇÃO (9412244)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo da aquisição e do processamento da linguagem e suas implicações no ensino.

Co-requisitos: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM (2231211)
PROCESSOS DE COMPREENSÃO LEITORA (2231216)

Trimestre 13

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Co-requisitos: LITERATURA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2235222)
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)

Carga Horária: 80

Ementa: Elaboração e análise de propostas de ensino para a aprendizagem de leitura, escrita e expressão oral e da Literatura no Ensino Médio.

Pré-requisitos: ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (9202238)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos socio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.

Co-requisitos: ELETIVA I (9309245)
LITERATURA CLÁSSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (2235222)

Carga Horária: 80

Ementa: Leitura e interpretação de obras clássicas e sua abordagem na Educação Básica.  

Co-requisitos: ELETIVA I (9309245)
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)

Trimestre 14

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Co-requisitos: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA (2231217)

Pré-requisitos: ELETIVA I (9309245)

Carga Horária: 80

Ementa: Prática docente no ensino de Língua Portuguesa e de Literatura no Ensino Médio.  

Pré-requisitos: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO I (9202252)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo do significado e dos usos da linguagem sob paradigmas semânticos e pragmáticos.  

Co-requisitos: ELETIVA II (9309246)

Trimestre 15

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Co-requisitos: PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM LETRAS (2269217)

Pré-requisitos: ELETIVA II (9309246)

Carga Horária: 80

Ementa: Estudo de aspectos básicos do processo de pesquisa e da ciência da linguagem por meio da experimentação de práticas de investigação.

Co-requisitos: ELETIVA III (9309247)

Trimestre 16

Carga Horária: 200

Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do acadêmico.  

Carga Horária: 40

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante realizar Trabalho de Conclusão de Curso ou escolher componentes curriculares de 40h de outras licenciaturas da modalidade a distância, customizando o aprofundamento de conhecimentos.

Pré-requisitos: ELETIVA III (9309247)

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 54

Núcleo Optativo

COMPONENTE CURRICULAR DE OUTRO CURSO DE LICENCIATURA EAD DA INSTITUIÇÃO (9909212)

Carga Horária: 40

Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA I (1441225)

Carga Horária: 40

Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de estudos teórico-práticos que contribuam para a formação inicial de professores.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA II (1441226)

Carga Horária: 40

Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de situações de aprendizagem que oportunizem criação, participação, inovação e  transversalidade em experiências pedagógicas.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III (1441227)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos processos de ensinar e de aprender como fundamento para o planejamento de práticas pedagógicas no contexto educacional das escolas de Educação Básica.

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV (1441228)

Carga Horária: 40

Ementa: Estudo dos processos planejamento de práticas pedagógicas  no contexto educacional das escolas de Educação Básica.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V (1441229)

Carga Horária: 40

Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos que oportunizem a criação, participação, inovação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.  

PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VI (1441230)

Carga Horária: 40

Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos acerca dos processos de avaliação da aprendizagem.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA I (9201219)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades iniciais de ambientação e estudo.   

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA II (9201220)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas de ambientação, planejamento e observação semi-estruturada.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA III (9201221)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades intensificadas de ambientação, planejamento, observação e regência.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA IV (9201222)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com aprofundamento de estudos para inserção no campo da prática.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA V (9201223)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência e de investigação científica.  

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA VI (9201224)

Carga Horária: 80

Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência, de investigação científica e de sistematização e compartilhamento de experiências.  

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9102214)

Carga Horária: 40

Ementa: Sistematização de temas teóricos e práticos relacionados à área das linguagens por meio da elaboração de projeto de pesquisa.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9102219)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento do referencial teórico referente ao projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão I.

Pré-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9102214)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9102220)

Carga Horária: 40

Ementa: Desenvolvimento da pesquisa planejada anteriormente e elaboração de um artigo científico.

Pré-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9102219)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV (9102221)

Carga Horária: 40

Ementa: Elaboração de um artigo científico.  

Pré-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9102220)