Univates

Este curso não está sendo oferecido no Processo Seletivo Vestibular.

1 / 3

Formamos profissionais versáteis com conhecimento técnico e altos índices de empregabilidade.

Acreditamos que podemos conectar a realidade às tecnologias

por meio de conhecimentos que possibilitam a integração de equipamentos e itens domésticos ao mundo tecnológico.

1 / 7

Parcerias com empresas e ambientes de criação específicos da área.

1 / 7

Oportunidade de inserção no mercado de trabalho desde os primeiros semestres do curso.

1 / 7

Estudantes têm acesso a diferenciadas tecnologias de automação.

1 / 7

Curso conta com investimento constante em tecnologias de automação e robótica.

Univates Tech.

1 / 7

Aplicação de trabalhos acadêmicos em ambiente industrial.

Conheça o curso

Onde você vai aprender

Os cursos da Univates contam com moderna estrutura de laboratórios, salas de aula temáticas, ateliers e outros ambientes especiais equipados com recursos tecnológicos, que permitem aos estudantes inúmeras experiências práticas e de aprendizagem. São mais de 200 laboratórios, museus e salas especiais à disposição dos estudantes e professores.

Laboratório de Automação Industrial I (Lab. 56)

Nos laboratórios concentram-se diversos equipamentos e tecnologias, que recriam, de forma didática, um ambiente muito similar ao encontrado nas empresas da região, porém, com tecnologia de ponta em termos de Automação e de Controle de Processos.

Laboratório de Biorreatores

Possui amplo espaço para o desenvolvimento de atividades práticas vinculadas principalmente ao curso de Engenharia Ambiental, estando disponível para uso por qualquer curso da Instituição.

Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital I e II

Destinados ao desenvolvimento de aulas práticas e teórico-práticas envolvendo montagens, testes, medições e avaliações de dispositivos, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, tanto analógicos como digitais.

Laboratório de Energia Solar

Localizado nas dependências do campus de Lajeado, o Laboratório de Energia Solar conta com um Painel Solar que dá o suporte necessário a pesquisas conduzidas na Instituição.

Laboratório de Engenharia Aplicada - Ambiente de Criação

Este laboratório caracteriza-se como um espaço próprio para alunos e professores na execução de seus projetos e práticas didáticas dentro da Instituição.

Laboratório de Física I e II

Estes laboratórios são salas específicas com mesas para trabalhos em grupo. Para a realização das aulas práticas, são solicitados os materiais e equipamentos que ficam na Sala de Apoio para Laboratórios de Física.

Laboratório de Infraestrutura de Telecomunicações

Destinado às práticas relacionadas às diferentes necessidades de infraestrutura para telecomunicações como infraestrutura interna, infraestrutura externa, fusão de fibra óptica e certificação do cabeamento, entre outros.

Laboratório de Instalações Elétricas

Possui cabines que simulam diversas atividades voltadas à montagem e avaliação de circuitos elétricos. Possibilita que o aluno avalie e desenvolva maneiras mais eficientes e seguras para implantação em construções, o dimensionamento correto de fios e cabos, montagem de quadros de força, instalação de disjuntores, eletrodutos, entre outros.

Laboratório de Química Geral e Inorgânica

Conta com todo o acervo de materiais e equipamentos necessários para atender às disciplinas que envolvam operações básicas de laboratório e conceitos fundamentais de química, como análises estequiométricas e equilíbrio químico, preparo de soluções e atividades de síntese e análise inorgânica.

Laboratório de Simulação

Permite aos alunos a execução de desenho em duas e três dimensões, simulação computacional da aplicação de cargas estáticas e dinâmicas e transferência de calor, simulação computacional de usinagem, montagem, movimentação e acoplamento de peças e sistemas.

Laboratório de Usinagem CNC

O Laboratório de Usinagem Controle Numérico Computadorizado (CNC) é destinado à inovação e à otimização dos processos de desenvolvimento de maquetes, joias, matrizes, carimbos, eletrodos, usinagem CNC em gemas e rochas, entre outros. Algoritmos otimizados garantem alta velocidade de usinagem com ótimo acabamento.

Laboratório de Usinagem CNC

Destinado à inovação e à otimização dos processos de desenvolvimento de maquetes, joias, matrizes, carimbos, eletrodos, usinagem CNC em gemas e rochas, entre outros. Algoritmos otimizados garantem alta velocidade de usinagem com ótimo acabamento.

Laboratórios de Informática

Os Laboratórios de Informática são voltados às atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e ao desenvolvimento do conhecimento na área da informática.

Sala Tecnológica Multidisciplinar

Laboratório de informática equipado com Microcomputadores Intel Core i7, 8GB RAM, Placa gráfica de 1GB e disco rígido de 500GB e monitor LCD 19".

Sua carreira profissional

O engenheiro de controle e automação pode atuar nas áreas industrial, agropecuária e alimentícia. Com o mercado de automação residencial em constante expansão, as opções se tornam mais amplas para o profissional, que também pode prestar consultorias a empresas. A indústria 4.0, que conta com fábricas 100% automatizadas, também é uma oportunidade de atuação.

Gostaria de receber novidades sobre o curso?

Preencha seus dados e receba as novidades por e-mail
Nome inválido
Escolaridade inválida E-mail inválido
Telefone inválido