Sajur encerra 2017 com mais de 3,8 mil atendimentos realizados

Postado em 15/01/2018 08h47min e atualizado em 15/01/2018 17h00min

Por Artur Dullius

Com atendimento gratuito à comunidade carente da Comarca de Lajeado, o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates tem prestado um importante apoio à população regional. O serviço é responsável por um grande número de processos jurídicos, atuando na conciliação de eventuais litígios, elaboração de peças administrativas, acompanhamento processual e realização de audiências. Só no ano de 2017 foram 3.878 atendimentos e 1.026 audiências realizadas.

Elise Bozzetto

Destas, as causas mais procuradas dizem respeito a ações de medicamentos e direito de família. Entre as audiências, chama a atenção o número de processos da Lei Maria da Penha, que representa 493 dos procedimentos encaminhados no último ano . Além disso, 578 movimentações processuais (ações ajuizadas, defesas, recursos, entre outros procedimentos nas áreas cível e criminal) foram realizadas e 1.387 processos ainda estão em andamento.

Os processos contam com o auxílio dos acadêmicos da Universidade que, com a orientação de professores, atuam à frente dos serviços. Atualmente o Sajur recebe em média 120 alunos do curso de Direito e seis estagiários de Psicologia a cada semestre.

O acadêmico do Direito está dentro de um escritório modelo de advocacia desempenhando todas as atividades de um advogado: chama o cliente na recepção, atende o cliente, compreende o problema, tira dúvidas com as supervisoras, orienta o cliente, elabora petições/recursos/peças processuais, acompanha o andamento dos processos e pode frequentar as audiências
Alice Schmidt, coordenadora do Sajur

Segundo ela, esta é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem, por meio da qual o aluno desenvolve suas potencialidades aliando a teoria à prática jurídica do Direito. “Ele se experimenta enquanto atuante em situações reais da vida jurídica cotidiana. Da mesma forma, o Sajur contribui para o acesso das pessoas carentes à justiça, que contam com um serviço totalmente gratuito e eficiente para a solução de seus problemas, relacionando-se assim com o papel comunitário da Universidade”, avalia a coordenadora.

Interessados em utilizar os serviços oferecidos pelo Sajur devem comparecer na avenida Benjamin Constant, 2718, bairro Florestal - Lajeado. O atendimento voltado ao público acontece de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail sajur@univates.br.

Serviço conta com atuação de aproximadamente 120 estudantes da Universidade