Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sajur encerra 2017 com mais de 3,8 mil atendimentos realizados

Postado em 15/01/2018 08h47min e atualizado em 15/01/2018 17h00min

Por Artur Dullius

Com atendimento gratuito à comunidade carente da Comarca de Lajeado, o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Univates tem prestado um importante apoio à população regional. O serviço é responsável por um grande número de processos jurídicos, atuando na conciliação de eventuais litígios, elaboração de peças administrativas, acompanhamento processual e realização de audiências. Só no ano de 2017 foram 3.878 atendimentos e 1.026 audiências realizadas.

Elise Bozzetto

Destas, as causas mais procuradas dizem respeito a ações de medicamentos e direito de família. Entre as audiências, chama a atenção o número de processos da Lei Maria da Penha, que representa 493 dos procedimentos encaminhados no último ano . Além disso, 578 movimentações processuais (ações ajuizadas, defesas, recursos, entre outros procedimentos nas áreas cível e criminal) foram realizadas e 1.387 processos ainda estão em andamento.

Os processos contam com o auxílio dos acadêmicos da Universidade que, com a orientação de professores, atuam à frente dos serviços. Atualmente o Sajur recebe em média 120 alunos do curso de Direito e seis estagiários de Psicologia a cada semestre. 

O acadêmico do Direito está dentro de um escritório modelo de advocacia desempenhando todas as atividades de um advogado: chama o cliente na recepção, atende o cliente, compreende o problema, tira dúvidas com as supervisoras, orienta o cliente, elabora petições/recursos/peças processuais, acompanha o andamento dos processos e pode frequentar as audiências
Alice Schmidt, coordenadora do Sajur

Segundo ela, esta é uma importante ferramenta de ensino e de aprendizagem, por meio da qual o aluno desenvolve suas potencialidades aliando a teoria à prática jurídica do Direito. “Ele se experimenta enquanto atuante em situações reais da vida jurídica cotidiana. Da mesma forma, o Sajur contribui para o acesso das pessoas carentes à justiça, que contam com um serviço totalmente gratuito e eficiente para a solução de seus problemas, relacionando-se assim com o papel comunitário da Universidade”, avalia a coordenadora.

Interessados em utilizar os serviços oferecidos pelo Sajur devem comparecer na avenida Benjamin Constant, 2718, bairro Florestal - Lajeado. O atendimento voltado ao público acontece de terça a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail sajur@univates.br.

Serviço conta com atuação de aproximadamente 120 estudantes da Universidade