Professores lançam artigo que busca a implantação de metodologias ativas

Postado em 11/12/2017 13h20min e atualizado em 11/12/2017 13h36min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de tornar o estudante mais autônomo no processo de aprendizagem, os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates reúnem-se periodicamente para discutir a qualificação docente e o perfil do diplomado.

Ana Amélia Ritt

Os encontros ocorreram quinzenalmente, desde 2014, com fóruns semestrais que discutiram, dentre outros temas, o papel do docente e a necessidade de educar para a autonomia e a investigação. O resultado foi registrado em um artigo, publicado no XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária.

Conforme a diretora do CCBS, Magali Grave, o perfil do estudante está mudando e a ideia é que ele não seja apenas “recebedor” de conteúdos, mas vá atrás de novas informações. Além disso, Magali ressalta a importância da interdisciplinaridade, também trabalhada pelos professores.

Queremos formar não só fisioterapeutas, enfermeiros, médicos… buscamos formar, primeiramente, um profissional da saúde, que entenda o ser humano na sua complexidade
diretora do CCBS, Magali Grave

Durante os encontros, os docentes discutiram metodologias ativas que foram, posteriormente, aplicadas em sala de aula. Como resultado da avaliação, o grupo entende o fórum como um espaço potente na qualificação docente, na problematização da concepção do processo saúde-doença e na definição do perfil do diplomado enquanto profissional comprometido com as necessidades de saúde da população.

O artigo pode ser conferido clicando aqui.

Ana Amélia Ritt