Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Parceria busca criação de produtos para pessoas com deficiência

Postado em 14/08/2017 15h45min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de desenvolver um produto focado nas tecnologias assistivas para pessoas com algum tipo de deficiência, os cursos de Design e Fisioterapia da Univates visitaram na última semana a empresa Mercur e deram início a uma parceria. Ao longo do semestre os acadêmicos estarão envolvidos em atividades que buscam o desenvolvimento de um abdutor de polegar (para pessoas com deficiência ou ausência do dedo polegar) e de uma luva flexora de dedos (para pessoas que não conseguem flexionar e/ou estender os dedos das mãos).
 
A parceria entre os cursos se dá a partir das disciplinas “Estágio Supervisionado - Pesquisa e Desenvolvimento em Design” e “Fisioterapia na Prevenção e Promoção da Saúde”, ministradas, respectivamente, pelo coordenador do curso de Design, Rodrigo Brod e pela professora Silvia Trein Heimfarth Dapper, e pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Lydia Koetz. 
 
Segundo a estudante de Fisioterapia Mariel Janice Berghahn, a oportunidade de contato com colegas de outro curso potencializa a usabilidade do produto. “Nós, futuros fisioterapeutas, tentamos auxiliar os pacientes fazendo o possível, com ‘gambiarras’. A parceria com o Design faz com que consigamos repassar as necessidades dos pacientes a eles e, com isso, somos ajudados, porque eles elaboram melhores produtos e contribuem para a melhoria de vida dos pacientes”, conta. A aluna de Design Marina Pavan concorda: “A junção dos cursos é muito válida, pois cada aluno tem suas vivências e conhecimentos, e quando nos é permitido fazer essa combinação, muitas ideias novas podem surgir”, afirma.
 
A visita oportuniza aos estudantes a aproximação com a realidade do mercado, práticas contemporâneas e inovadoras de empreendedorismo e, principalmente, aproxima os acadêmicos de pessoas, problemas e situações reais. “Foi muito legal conhecer a Mercur, ver o processo de produção da borracha e os projetos com os quais a empresa está engajada. Eu só conhecia a borracha de apagar, mas foi incrível perceber como a Mercur está preocupada com o meio ambiente e as pessoas”, comenta Marina.
 
Na próxima semana, no dia 23, os estudantes participarão de uma oficina de experimentação e sensibilização com Facilitadores de Vida Diária. Já no dia 6 de setembro, profissionais da Mercur participarão da disciplina Prevenção e Promoção da Saúde. Ao término do semestre, são esperados protótipos e ideias para serem validados com pessoas com deficiência, com a possibilidade de uso pela empresa Mercur para o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de produtos. 
 
Texto: Ana Amélia Ritt
Estudantes visitaram a empresa Mercur para se aproximar de produtos focados em tecnologias assistivas.

Divulgação

Notícias Relacionadas