Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Colação de grau: o destino de uma longa caminhada

Postado em 27/07/2017 14h21min

Por Artur Dullius

Três, quatro, cinco ou até dez anos resumidos em cerca 120 minutos. Os incansáveis e longos períodos de estudos, marcados pela correria e pelo empenho em cursar o Ensino Superior, são dedicados a alguns momentos especiais. Entre eles, a colação de grau, ato esperado tanto pelo formando quanto por sua família. Mas, afinal, você sabe o que é isso?
 
A colação é uma cerimônia oficial e acadêmica de caráter obrigatório para a outorga do grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo aos alunos de Ensino Superior que concluíram seus estudos. Para que o estudante esteja apto a participar dessa cerimônia, é necessário que ele tenha completado todas as etapas estabelecidas pela Instituição de ensino, que estão baseadas no regulamento e nas leis oficiais do país para o exercício da sua profissão. 
 
A caminhada até a colação não é fácil, o que faz a ocasião ser ainda mais especial, com aquela sensação de dever cumprido. É a partir desse momento que oficialmente o aluno obtém o título de graduado ou certificado (em caso de cursos técnicos). Todas as cerimônias de colação de grau seguem o protocolo, considerado um ato acadêmico solene e público, com a presença de paraninfo(s), homenageado(s), juramentista, orador e autoridades acadêmicas (reitor, pró-reitores, diretor de centro e coordenadores de curso). 
 
O primeiro deles, o paraninfo, é o padrinho da turma e que formalmente irá recomendar o bom desempenho dos formandos perante a sociedade nas funções que vierem a exercer. É a pessoa que conduz os formandos até o palco e entrega o canudo aos seus afilhados. Já os homenageados são pessoas que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos e por isso mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma. 
 
O juramentista é representado pelo estudante que pronunciará o juramento da área em questão durante a solenidade de colação de grau. Por fim, o orador é um aluno escolhido para falar em nome de toda a turma, sendo sua responsabilidade elaborar um discurso para a cerimônia. 
 
Diferentes tipos de colação
Solene: é realizada com veste talar (beca) e com a presença de um paraninfo, homenageados e orador, com local, data e horário a serem definidos com as comissões de formatura.
 
Gabinete: é realizada nos casos em que o formando não pôde ou não tem interesse em comparecer à formatura solene.
 
Na Univates
Na Instituição, as solenidades de colação de grau são realizadas no Teatro Univates. Só no próximo semestre serão 300 acadêmicos de graduação e 73 alunos dos cursos técnicos concluindo o período de estudos. As cerimônias contam com transmissão ao vivo e podem ser conferidas no site www.univates.br/formaturas.
 
Confira o cronograma de solenidades
29 de julho, às 17h
Técnico em Comunicação Visual
Técnico em Edificações 
Técnico em Eletroeletrônica
Técnico em Enfermagem 
Técnico em Manutenção Automotiva
Técnico em Química 
Técnico em Segurança do Trabalho
Técnico em Transações Imobiliárias
Técnico em Vendas
 
05 de agosto, às 17h
Direito
 
05 de agosto, às 20h
Biomedicina
Ciências Biológicas (Bacharelado)
Educação Física (Bacharelado)
Enfermagem
Estética e Cosmética
Farmácia
Fisioterapia
Nutrição
 
12 de agosto, às 17h
Engenharia Ambiental
Engenharia da Computação
Engenharia de Alimentos
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Produção
Engenharia de Software
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Química Industrial
Redes de Computadores
Sistemas de Informação
 
12 de agosto, às 20h
Administração - LFE Administração de Empresas
Administração - LFE Análise de Sistemas
Administração - LFE Comércio Exterior
Administração - LFE Gestão em Turismo
Administração - LFE Negócios Agroindustriais
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Logística
Relações Internacionais
 
19 de agosto, às 17h
Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Civil
 
19 de agosto, às 20h
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Design
Design de Moda
Educação Física (Licenciatura)
História
Jornalismo
Letras
Pedagogia
 
26 de agosto, às 17h
Ciências Contábeis
Sequencial em Gestão de Micro e Pequenas Empresas
 
Texto: Artur Dullius
Ato é um dos mais esperados durante o período acadêmico

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas