Inovação pedagógica na Medicina da Univates

Postado em 20/06/2017 10h30min

Por Angela Paveglio Teixeira Farias

O curso de Medicina realizou, no dia 13 de junho, mais uma atividade inovadora: “Julgamento do Glicídio”. Os alunos do 7º semestre foram desafiados a simular um júri, tendo como réu o glícidio. A liderança foi da professora Ângela Paveglio Teixeira Farias, responsável pelo módulo “Diabetes e Hipertensão” e contou com a participação dos professores: Camila Furtado de Souza, Luciana Becker Delving, Patrícia Formigheri Feldens , Ramatis Birnfeld De Oliveira, Roberto Reckziegel e Vanderlei Biolchi; além da coordenadora pedagógica Maria Isabel Lopes.

A inovação faz parte do Projeto Político-Pedagógico da Univates e foi desenvolvido com base nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, especificamente “Aprendizagem Baseada em Equipes” (ABE), do inglês “Team-Based Learning” (TBL). A turma foi dividida previamente em grupos, que estudaram a temática e debateram entre "acusadores" e “defensores” do glicidio. Foram discutidos aspectos micro e macrovasculares, nefropatia diabética e obesidade.

Segundo a professora Ângela Farias, essa proposta permitiu uma integração entre conhecimentos e experiências prévias dos alunos com novos saberes. A aprendizagem foi baseada na interação entre os alunos como equipe através do diálogo, reflexão  e cooperação. O intuito foi responder as questões de aprendizagem estabelecidas referentes aos temas citados para posteriormente aplicá-las na solução dos problemas da prática profissional.

Segundo os alunos o trabalho foi desafiador, visto que foge dos padrões metodológicos de ensino ao qual estão adaptados. "Foi uma forma diferenciada de buscar conhecimentos prévios e colocá-los em prática. Além disso, o trabalho permitiu a integração entre a turma e professores tratando de conteúdos previstos na disciplina de forma descontraída. A percepção dos professores participantes foi de desafio, envolvimento e possibilidade de expansão", analisa Ângela.

Texto: Angela Paveglio Teixeira Farias

Ricardo Horn