Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Núcleo da Diversidade/DCE promove evento no dia 3 de maio

Postado em 25/04/2017 08h41min

Por -

Em alinhamento com a Política de Respeito às Individualidades, o Diretório Central de Estudantes (DCE) deu início, em 2017, ao Núcleo da Diversidade/DCE, que objetiva abordar temáticas como as questões étnico-raciais, religiosas e de gênero no Vale do Taquari e promover reflexão sobre a realidade regional nessas questões.

Entre as primeiras ações abertas ao público, o grupo promove o evento “Direita(s), esquerda(s) e direitos humanos LGBT”, composto por sessão de cinema acompanhada de debate. A atividade será realizada no dia 3 de maio, com início às 19h15min, no auditório do Prédio 9, devendo as inscrições serem realizadas pelo site www.univates.br/agenda/inscricoes.

Segundo Jandiro Adriano Koch, diretor do Núcleo, a escolha do tema foi feita a partir da ocorrência de debates entre estudantes nas redes sociais. “A pauta surgiu, então, em decorrência de possível demanda, mas somente com o encontro saberemos se, de fato, é algo a ser mais trabalhado ou não. Todavia, é um assunto que está no centro dos debates políticos nacionais, por isso não deixa de ser relevante, mesmo que eventualmente não se manifestem interessados”, explica.

O filme escolhido é “Antes do Anoitecer”, também conhecido como “Antes que Anoiteça”, obra de 2001 baseada na autobiografia do escritor Reinaldo Arenas. O longa foi dirigido por Julian Schnabel e tem como ator principal Javier Bardem.

Além dessa sessão de cinema, o Núcleo da Diversidade/DCE está programando para os próximos meses uma roda de conversa sobre escravidão no Vale do Taquari, tendo como convidada a historiadora Karen Pires, assim como outro encontro tendo como temática as teorias queer e pós-pornô. “Essas agendas e pautas, lembrando, são desenvolvidas conforme disponibilidade dos integrantes do grupo, que está aberto a sugestões e parcerias”, salienta Jan.

O Núcleo também funciona como referência quando algum membro da comunidade acadêmica busca alguma representação de diversidades quaisquer, a exemplo da psicóloga Eliana Fernandes Cattoi, que entrou em contato com o grupo para questionar sobre mulheres trans, as quais foram convidadas para exporem suas demandas na Conferência Livre de Saúde das Mulheres de Lajeado, realizada no dia 12 de abril.

Blog
O Núcleo da Diversidade/DCE montou um blog no qual foram postadas, até o momento, algumas entrevistas com lideranças históricas da população  LGBT (acrônimo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e da comunidade negra local, a exemplo de Rodrigo Mattos – representante do Coletivo LGBT de Lajeado e região – e do ex-vereador de Lajeado Carlos Antônio da Silva, representante da comunidade negra. Esse material vem sendo compilado como parte de um projeto a ser divulgado em momento oportuno e pode ser acessado em https://nucleodiversidadedceunivates.wordpress.com.

Saiba mais
Participam do Núcleo da Diversidade/DCE, de forma voluntária, os estudantes Dandara Luana Ulsenheimer, Douglas Farias, Inauã Weirich Ribeiro, Jandiro Adriano Koch e Priscila Rigoni, todos como representações específicas, mas colaborando uns com os outros. As atividades do grupo podem ser conferidas em https://www.facebook.com/nucleodadiversidadedceunivates/.

Notícias Relacionadas