Evento marca a acolhida aos calouros das Licenciaturas

Postado em 14/03/2017 08h57min

Por -

No dia 09 de março a Univates realizou a I Acolhida aos Calouros das Licenciaturas da Instituição. O evento, sob a coordenação dos professores Tiago Weizenmann e Cristiane A. Hauschild, teve a participação do vice-reitor e pró-reitor de Ensino da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, da Diretora do CCHS, professora Fernanda Brod, dos coordenadores das licenciaturas e demais professores. Também estiveram presentes acadêmicos veteranos e uma aluna diplomada convidade, que hoje atua como professora da rede pública de ensino. O objetivo foi desejar as boas-vindas e parabenizar os calouros pela escolha de SER PROFESSOR.

Dentre as várias atividades desenvolvidas na noite, os calouros puderam conhecer um pouco mais de seus cursos e do programa PIBID/UNIVATES. No encerramento, cada ingressante recebeu das mãos de professores da Univates um livro de Paulo Freire – “Pedagogia da Autonomia” -  como forma de representar, simbolicamente, que todos os presentes assumem a responsabilidade de cuidar dos futuros docentes, bem como marcar o início do percurso formativo em nossa instituição. A escolha desse autor se deve ao fato de ser um importante educador brasileiro que lutou pela construção de uma educação mais justa, sensível, mas, acima de tudo, sendo concebida como um processo permanente. Nas palavras de Freire, este é "um livro esperançoso, um livro otimista, mas não ingenuamente construído de otimismo falso e de esperança vã".