Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Índice de aprovação da Univates supera em quase três vezes a média nacional

Postado em 10/02/2017 14h30min

Por Elise Bozzetto

Estudantes e diplomados do curso de Ciências Contábeis da Univates que prestaram o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade no segundo semestre de 2016 alcançaram o índice de 58,97% de aprovação. No Estado, o número de aprovados chega a apenas 32,82% e, em todo o Brasil, a média cai para 21,73%.
 
A prova permite que o bacharel em Ciências Contábeis encaminhe seu registro para obter a carteira de identidade de contador a fim de integrar os Conselhos Regionais de Contabilidade. Com isso, ele tem permissão para o exercício pleno da profissão e pode assinar peças contábeis que exigem formação adequada.
 
Conforme o coordenador do curso, Ari Künzel, o bom desempenho no exame de suficiência atesta a qualidade do curso da Univates. “Como o exame de suficiência é aplicado em iguais condições em todo o Brasil, a obtenção de desempenho muito superior ao índice alcançado no país e no Estado mostra o alto nível de aprendizagem do conteúdo e o acerto da proposta do projeto pedagógico”, ressalta.
 
Künzel destaca a infraestrutura da Univates, o comprometimento e a qualificação do corpo docente com suas experiências profissionais e acadêmicas como reflexo do resultado. Frisa, ainda, a dedicação dos alunos que em sua maioria trabalham durante o dia e estudam à noite e que buscam o melhor para sua formação.
 
Para o estudante Eduardo Dall Acqua, o excelente resultado obtido pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Univates no exame de suficiência está ligado a vários aspectos. “O primeiro e mais importante é o quadro de professores altamente qualificado, pois uma grande maioria pratica a contabilidade no seu dia a dia, fazendo com que o curso não se atenha somente à teoria.  A estrutura física dos laboratórios da Univates também é um diferencial, oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar e conhecer os sistemas de contabilidade desde cedo. Além de tudo isso, destaco também o trabalho das entidades que representam os profissionais da contabilidade, como, por exemplo, o Sincovat, que, em parceria com a Univates, oferece cursos profissionalizantes a todos os alunos”, sinaliza o formando.
 
Já para Ana Paula Rother, diplomada de Contábeis, a formação na Univates foi de grande importância. "O contador deve trabalhar com três coisas fundamentais que para mim são a base de tudo: zelo, honestidade e ética. Além disso, o contador deve estar sempre atualizado em relação à legislação pertinente ao patrimônio das pessoas jurídicas, assim como deve 'traduzir' da melhor forma possível ao fisco -  através de declarações e demonstrativos, as informações obtidas nas organizações. As exigências por parte do fisco são maiores a cada dia e, se o profissional não estiver capacitado, será 'atropelado' pelo mercado de trabalho. A Univates qualifica muito bem os profissionais tendo em vista a qualidade do grupo de professores", analisa. 
 
O curso de Ciências Contábeis da Univates existe há 47 anos.
 
Texto: Elise Bozzetto
 
Curso de Contábeis da Univates ostenta ótimos resultados em exame da área

Tuane Eggers

Eduardo Dall Acqua, formando, destaca a qualidade dos professores

Divulgação

Ari Kunzel, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univates

Artur Dullius

Já para Ana Paula Rother, diplomada de Contábeis

Divulgação

Notícias Relacionadas