Pós-doutorando desenvolve oficinas de história regional em escolas públicas

Postado em 16/01/2017 17h05min

Por Nicole Morás

Embora a literatura regional aborde a ocupação do Vale do Taquari principalmente a partir da imigração europeia no século XIV, a região já era colonizada por índígenas, entre eles os Guarani, desde o  século XIII. Para valorizar a história regional e levar o conhecimento gerado na Instituição para a comunidade, o doutor Marcos Rogério Kreutz está  realizando seu estágio de pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates em escolas de educação básica da região.

Vinculado à pesquisa “Projeto Arqueologia, História Ambiental e Etno-História do Rio Grande do Sul” do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), coordenado pela doutora Neli Galarce Machado, que também é supervisora do estágio de pós-doutorado, o projeto irá trabalhar a formação continuada de professores em relação à história da ocupação do Vale do Taquari. “Ainda há quem questione se havia índios no Vale do Taquari. Já se avançou muito nessa questão com as ações do curso de História e de projetos de pesquisa e extensão, como o ‘Arqueólogo por um dia’, porém ainda é necessário esclarecer o que ocorreu na região em tempos passados”, afirma Kreutz.

Para isso, o doutor está desenvolvendo uma publicação com linguagem pedagógica que pode ser adotada pelos professores em sala de aula. “Nos livros de História do Brasil não há abordagens regionais e geralmente os livros de História do Vale do Taquari iniciam com a imigração açoriana, supervalorizando algumas etnias e renunciando outras, principalmente as populações pré-coloniais e escravizados africanos”, analisa.

Para a realização das oficinas, Kreutz apresentou a proposta para a Coordenadoria Regional de Educação (3ª CRE). As atividades serão desenvolvidas nas escolas que demonstraram interesse. Em Travesseiro, por exemplo, o interesse da Secretaria de Educação na proposta foi tanta que a iniciativa será estendida às escolas municipais e a oficina terá ênfase na ocupação da área do município.

Segundo o coordenador pedagógico da 3ª CRE, Fábio Mallmann, entre os destaques da proposta de trabalho de Kreutz está a possibilidade de docentes e discentes aprofundarem, de forma qualificada, seus conhecimentos a respeito da história do Vale do Taquari. “Essa perspectiva apresentada pelo professor, propondo uma visão sistêmica, como um corpo orgânico, em que tudo está no todo, ultrapassa as fronteiras da informação comunicada, permitindo a apropriação e o entendimento, ou seja, informação transformada em conhecimento.  Certamente a pesquisa do professor também permitirá superar o distanciamento existente da história natural e humana específica do nosso Vale, muitas vezes negligenciado em propostas curriculares”.

Mais informações sobre a realização de oficinas de história regional e sobre o PPGEnsino podem ser obtidas pelo e-mail ppgensino@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5618.

Conhecimento in loco
Mallmann acrescenta que o trabalho sobre a ocupação do Vale do Taquari nas escolas de educação básica valoriza o conhecimento local e permite que novos horizontes possam ser trabalhados e desenvolvidos em estratégias de ensino e de aprendizagem, em ambientes que não somente e tradicionalmente as paredes de sala de aula. “No material que nos foi apresentado pelo professor Marcos Kreutz há muitas possibilidades de observação dos registros históricos in loco. Neste específico, o grande laboratório da Escola está na vida e nos espaços que nos cercam”, reflete ele.

Texto: Nicole Morás

História regional será abordada desde as populações pré-coloniais

Tuane Eggers

Kreutz (d) apresentou a ideia das oficinas para a 3ª CRE