Coordenação: Denise Fabiane Polonio
Comunidade foco: Escolas de Educação Básica do Vale do Taquari-RS

O projeto:

O Projeto tem como eixo norteador a desconstrução de uma matriz colonial, o que enseja enfatizar outras maneiras de contar a história, outras formas de organização da vida e dos saberes, bem como a produção de novas subjetividades que não carreguem a herança dos padrões coloniais.

Neste sentido, objetiva-se construir, consolidar e propagar a cultura e a educação antirracista na comunidade escolar, promovendo reflexões e ações pedagógicas que problematizem processos neocolonizadores educacionais e pensar novas práticas que contribuam para um movimento de resistência e ruptura a favor da decolonização da escolarização.

As ações ocorrem por meio de componentes curriculares extensionistas vinculados aos cursos da saúde e do Direito e envolvem toda a comunidade escolar da Educação Básico da Região do Vale do Taquari-RS: equipes diretivas, professores(as), pais, cuidadores e alunos.

Contato: dpolonio@univates.br