CURSO

Aportes Teóricos e Técnicos para a Prática do Psicólogo Hospitalar – 2ª Edição

Aportes Teóricos e Técnicos para a Prática do Psicólogo Hospitalar – 2ª Edição

DATA(S)

12 e 19 de Maio/18

HORÁRIO

Sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h50min. 

CARGA HORÁRIA

16 horas-aula

LOCAL

Univates - Lajeado/RS

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas, até 06 de maio de 2018 (ou enquanto houver vagas), no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo campo abaixo. 

INSCRIÇÃO ON-LINE

OBJETIVO(S)

Construir, a partir da contextualização do campo de trabalho que é o hospital, um eixo norteador para a atuação prática do psicólogo hospitalar, com ênfase em prevenção, tratamento e promoção da saúde do paciente e seus familiares. Para tanto, busca-se dialogar com autores que tratam sobre a instituição hospital e a especificidade do fazer do psicólogo nos diferentes locais físicos do hospital.

PÚBLICO(S)

Profissionais da Psicologia e estudantes de Psicologia a partir do 6º semestre (que estiverem cursando a disciplina de Psicologia Hospitalar).

CONTEÚDOS

PARTE I
- Do nascimento do hospital à sua complexificação na atualidade – lidando com a dor do outro
- Das possíveis ocupações do psicólogo no hospital
- Compreendendo melhor a especificidade do psicólogo hospitalar – com as equipes, com os pacientes e seus familiares

PARTE II
- O trabalho do psicólogo nos diferentes locais físicos do hospital (emergência, enfermaria, CTI e ambulatório)  
- O trabalho em equipe multiprofissional
- Cuidados paliativos

DOCENTE(S)

Cristiane Grings - graduada em Psicologia, especialista em Formação em Psicoterapia, em Residência Integrada em Saúde: Cardiologia e em Saúde da Família. Psicóloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, responsável pela assistência psicológica nas áreas de hematologia clínica, unidade de ambiente protegido/transplante de células-tronco hematopoiéticas, hematologia pediátrica e programa de assistência à fibrose cística (adulto). Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, ênfase em onco- hematologia, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

Desirée Luzardo Cardozo Bianchessi - graduada em Psicologia, especialista em Psicologia do Trabalho e Hospitalar e mestra em Psicologia Social e Institucional. É psicóloga do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tem experiência na área de psicologia, atuando principalmente com os seguintes temas: psicologia hospitalar, hospital, saúde do trabalhador, trabalho e subjetividade, grupos, LER/DORT.

VAGAS

Mínimo: 16      Máximo: 25

OBSERVAÇÕES

Apoio:
Curso de Psicologia – Univates

INVESTIMENTO

Duas parcelas de R$ 199,50, por boletos bancários ou cartão de crédito. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados da Univates recebem 10% de desconto.

INFORMAÇÕES

Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5662 ou 5663, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br