CURSO

Governança Corporativa para Empresas Familiares

Governança Corporativa para Empresas Familiares

DATA(S)

29 e 30 de Setembro/17
06, 07 e 13 de Outubro/17

HORÁRIO

Sextas-feiras, das 14h às 18h e das 19h às 21h40min
Sábados, das 8h20min às 11h40min

CARGA HORÁRIA

32 horas-aula

LOCAL

Univates - Lajeado/RS

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas, até 21 de setembro de 2017 (ou enquanto houver vagas), no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo campo abaixo.

INSCRIÇÃO ON-LINE

OBJETIVO(S)

- Orientar e qualificar integrantes de famílias empresárias em relação aos papéis e a preparação de cada um para exercer sua atividade, seja como herdeiro, executivo ou como conselheiro de empresas familiares.

- Desenvolver e discutir os conceitos e as práticas de governança corporativa aplicados para as empresas de caráter familiar e esclarecer sobre suas vantagens para o processo de crescimento, monitoramento e perpetuidade do negócio.

PÚBLICO(S)

Sócios, herdeiros e sucessores que estejam atuando ou tenham a expectativa de assumir papéis e se envolver direta ou indiretamente em processos de sucessão, profissionalização ou transição na gestão dos seus negócios.

É recomendado também para jovens herdeiros que buscam identificar o seu caminho profissional, independentemente da empresa familiar, e para estudantes da área de administração.

CONTEÚDOS

1. Governança corporativa e gestão estratégica
- Surgimento e desenvolvimento da governança corporativa no mundo e no Brasil.
- Importância da gestão estratégica de empresas de todos os portes e segmentos.
- Regramentos utilizados pelo mercado de capitais e instituições financeiras na avaliação e valorização de empresas que adotam práticas de governança.
- Vantagens para o negócio e para as famílias empresárias que adotam as melhores práticas em suas empresas.

2. Famílias empresárias: dilemas e ciclo de vida
- Aspectos que envolvem a dinâmica da empresa familiar, suas características, problemas que envolvem as relações da família e dos negócios;
- Relevância do planejamento sucessório como fator de preservação do negócio, fonte de renda e de formação do patrimônio da família;
- Ciclo de vida das empresas e dos fatores de sua preservação ou extinção.

3. Sistemas de governança corporativa: dinâmica e instrumentos
- Análise do sistema de governança corporativa internacionalmente reconhecido e os principais órgãos que o compõem, assim como as possíveis adaptações para a realidade das empresas de origem e controle familiar de pequeno e médio portes.
- Conceitos e aplicação das melhores práticas de governança corporativa para empresas familiares e sua importância para a geração de valor e consolidação de um modelo de gestão sólido.

4. Planejamento sucessório e agenda de herdeiros e sucessores
- Apresentação e discussão do papel dos herdeiros e sucessores na gestão da empresa familiar, no âmbito do sistema de governança corporativa, e a complementação possível entre seus papéis.
- Principais temas e conteúdos de interesse de herdeiros e sucessores na gestão do patrimônio e dos negócios da empresa familiar.
- Principais etapas do processo sucessório nas empresas familiares com foco no patrimônio, no negócio e na posição do sucedido, do sucessor, da família, do principal executivo e nas posições que serão ocupadas no conselho de sócios, no conselho consultivo ou conselho de administração.
- Instrumentos utilizados para a preparação de herdeiros e sucessores.
- Agenda de preparação para ocupar uma posição no sistema de governança corporativa da empresa, assim como os conflitos e as situações reais a serem administrados ao longo da preparação e sucessão.
- Papel do principal executivo de uma empresa familiar, que pode ou não ser membro da família empresária, suas obrigações, seus desafios, seu compromisso com a perpetuidade do negócio e do patrimônio, além da necessária atenção e manutenção de boas práticas de governança corporativa como requisito para o êxito da sua missão.
- Processo de preparação do futuro sucessor ao cargo de principal executivo da empresa.

5. Acordo de sócios/acionistas e herdeiros: construindo as regras de relacionamento na família e no negócio
- Aspectos relacionados ao desenvolvimento do acordo e da regulação do processo sucessório na empresa.

6. A dinâmica dos conselhos de administração e a agenda dos conselheiros
- Aspectos relacionados à constituição e prática de conselhos de administração, assim como o papel dos conselheiros inseridos na gestão prática das empresas.
- Perfil indicado dos conselheiros para sua atuação eficaz nos conselhos e o equilíbrio para a busca do consenso nas tomadas de decisões.

DOCENTE(S)

José Kleber Corrêa de Barros Ziede – Economista, especialista em Economia e Planejamento, em Administração Financeira e em Gestão. Atuou como executivo em empresas do Grupo IOCHPE, Sebrae/RS, Steps Exportadora, entre outras. É palestrante e docente em temas relacionados à governança corporativa, planejamento estratégico, planejamento sucessório e desenvolvimento de herdeiros, sucessores e conselheiros. Participa de conselhos consultivos e de administração de empresas e atua voluntariamente como vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Estado do Rio Grande do Sul e como vice-presidente do Grêmio Náutico União. 

VAGAS

Mínimo: 15       Máximo: 30 

INVESTIMENTO

Quatro parcelas de R$ 231,00, por boletos bancários ou cartão de crédito. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados de graduação da Univates recebem 10% de desconto.

INFORMAÇÕES

Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5209 ou 5210, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.