CURSO

Citometria de Fluxo: Princípios Básicos

Citometria de Fluxo: Princípios Básicos

DATA(S)

19 de Maio/17

HORÁRIO

Sexta-feira, das 8h30min às 11h50min e das 13h às 18h.

CARGA HORÁRIA

10 horas-aula

LOCAL

Sala 103 do Prédio 21 – Tecnovates - Univates, Lajeado/RS

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser realizadas, até 16 de maio de 2017 (ou enquanto houver vagas), no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, ou pelo camo abaixo.
INSCRIÇÃO ON-LINE

OBJETIVO(S)

Revisar conceitos básicos de citometria de fluxo em módulo teórico e demonstrar o processo de marcação de células sanguíneas e análise dos resultados no equipamento BD FACS TM CALIBUR, por meio de aula prática.

PÚBLICO(S)

Acadêmicos de Medicina, Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia e estudantes de pós- graduação nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.

CONTEÚDOS

- Princípios básicos de citometria no BD FACS TM CALIBUR
- Revisando conceitos básicos das aplicações da citometria na área da pesquisa e do diagnóstico
- Prática de citometria: marcação de células sanguíneas com anticorpos e visualização no equipamento BD FACS TM CALIBUR

DOCENTE(S)

Leandro Brust - médico oncologista (CRM 22715), doutorando em Biotecnologia, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e cursos na Harvard Business School e Harvard T. H. Chan School of Public Health. Fundador e responsável técnico da Cytogene. Auditor de saúde com mais de 16 anos de experiência. Pesquisador principal em mais de 30 protocolos internacionais para novas drogas no tratamento do câncer. Responsável contratado para a apresentação de projetos de pesquisa de multinacionais para novos tratamentos do câncer à Agência Nacional da Saúde (ANS). Membro do Núcleo Docente do curso de Medicina da Univates, coordenador, orientador e criador da Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Bruno Born, de Lajeado. Atualmente atua também como coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Bruno Born e mantém intensa atividade com multinacionais no desenvolvimento de inúmeros projetos.
 
Juliane Picanço - graduada em Ciências Biológicas, especialista em Biologia e Genética Forense, mestra em Biologia Celular e Molecular e doutora em Biologia Celular e Molecular. Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética humana, forense e patologia molecular.
 
Fernando Joel Scariot - graduado em Agronomia e mestre em Biotecnologia. Atua principalmente com leveduras, fermentação, fungicidas, floculante e glifosato.

VAGAS

Mínimo: 8       Máximo: 12

OBSERVAÇÕES

PARCERIA: Cytogene Diagnósticos Moleculares

INVESTIMENTO

Duas parcelas de R$ 101,50, por boletos bancários. Estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação e diplomados de graduação da Univates recebem 10% de desconto.

INFORMAÇÕES

Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1 da Univates, pelos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000, ramais 5209 ou 5210, ou pelo e-mail educacaocontinuada@univates.br.