Anos Iniciais do Ensino Fundamental

1. EXPLORANDO O TEMPO E O ESPAÇO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Construção do conceito de tempo e espaço no processo de desenvolvimento infantil das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Reflexão e planejamento de diferentes alternativas metodológicas para explorar conceitos sobre tempo e espaço do 1º ao 5º ano.

2. OS PRIMEIROS PASSOS DA ALFABETIZAÇÃO
A compreensão do princípio alfabético, o desenvolvimento da Consciência Fonêmica a superação do realismo nominal.

3. COMPREENSÃO LEITORA: COMO O CÉREBRO PROCESSA A LEITURA?
Aspectos cognitivos e neurológicos da compreensão leitora. A produção de inferências para o desenvolvimento da aprendizagem: cognição e metacognição. Dificuldades no processamento da leitura.

4. A TECNOLOGIA COMO UMA ALIADA NO ENSINO DA LEITURA
A influência das tecnologias digitais no contexto educacional e nas práticas de leitura. A contribuição dos recursos tecnológicos para o ensino da leitura.

5. A FORMAÇÃO DO LEITOR NOS ANOS INICIAIS
As especificidades do texto literário dirigido a crianças. Formação de leitores: fases da leitura e critérios para a seleção de obras literárias.

6. TEATRO E DANÇA: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O papel do jogo no domínio da linguagem teatral. Jogos tradicionais e danças brasileiras. Jogo dramático e jogo teatral. Fundamentos educacionais da prática teatral. Interações com práticas teatrais na escola.

7. A ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR
Apreciação estética e reflexão sobre diferentes situações de aprendizagem que promovam o ensino da arte. Experimentação de vivências práticas de caráter criativo e expressivo, coerente com uma proposta que atenda às necessidades do cotidiano.

8. ARTE: TÉCNICAS E PROCESSOS DE CRIAÇÃO TRIDIMENSIONAL
Técnicas e processos de criação e construção tridimensional. Estudo e familiarização de técnicas de assemblagem e bricolagem.

9. MUSICALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
Estimulação da consciência musical. Jogos corporais rítmicos e melódicos. Práticas de instrumentos musicalizadores.

10. DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA EXPLORAR CONHECIMENTOS NA ÁREA DA MATEMÁTICA
Estudo, confecção e exploração de materiais didáticos abordando a resolução de problemas. Escrita, leitura e jogos no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

11. O USO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Exploração de diversos conhecimentos matemáticos por meio do uso de recursos tecnológicos (computador, tablet ou calculadora) na prática pedagógica dos docentes.

12. ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES DE INTERDISCIPLINARIDADE
A contextualização do ensino de Ciências por meio da discussão de temas de relevância científica, tecnológica e social. A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas para o ensino de Ciências.

13. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Análise e manipulação de jogos didáticos para o ensino de Ciências. Possibilidades de intervenção lúdica no ensino de conceitos da área.

14. DESVENDANDO O CÉU
Atividades práticas para o desenvolvimento de noções de localização espacial. Linha norte-sul, direções geográficas, movimento diurno e anual do Sol e sua influência no clima de diferentes regiões da Terra. Estações do ano e os movimentos terrestres em perspectiva tridimensional.

15. A CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES COM O MUSEU
A compreensão do tempo e do espaço da criança e suas relações com o museu. Relações pedagógicas entre museu e escola.

16. A PRÁTICAS DE LINGUAGEM E LETRAMENTO: RESSIGNIFICAÇÕES POSSÍVEIS
A leitura e a escrita como prática social. Os gêneros textuais-discursivos como práticas sociais.