O Centro Universitário UNIVATES possui histórico de inserção nos municípios da região do Vale do Taquari por meio dos seus cursos de licenciatura – Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Educação Física. Além da preocupação com a formação acadêmica, a Instituição procura estabelecer parcerias com a comunidade, a fim de promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população do Vale. Da mesma forma se dá com relação às questões educacionais. Portanto, é também prerrogativa das ações da Univates oportunizar a disseminação do conhecimento para além dos muros institucionais, com o intuito de atender às demandas dos municípios, no sentido de qualificar o ensino em sua totalidade.

Tendo em vista esse propósito, o presente documento tem por objetivo apresentar as oficinas, as palestras e os cursos de extensão que são oferecidos aos docentes da Educação Básica, com o intuito de promover sua formação continuada e a consequente qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas. Além disso, também são apresentadas ações que têm como público-alvo os alunos, as famílias e a comunidade escolar.

Assim estruturam-se as modalidades de assessorias da APE:

Cursos: discussões teórico-práticas, com carga horária de, no mínimo, 20 horas.

Oficinas: discussões teóricas e atividades práticas, com carga horária de no mínimo 4 horas, para no máximo 30 participantes.

Palestras: comunicações orais sobre temas específicos, com duração de 2 horas.

As ementas descritas a seguir podem ser adaptadas para qualquer uma das modalidades.
Os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Assessoria Pedagógica Externa - APE da Univates.