12 Junho de 2017

Copa Escolar de Ginástica reúne mais de 215 atletas

- Ana Amélia Ritt 1/17
O dia frio do último sábado, dia 10, não foi problema para os mais de 215 atletas que participaram da 10ª Copa Escolar de Ginástica. A atividade ocorreu no Complexo Esportivo da Univates e reuniu sete equipes. Entre as práticas, os participantes puderam disputar as modalidades trampolim, minitrampolim, solo e aparelhos auxiliares.

Sentada na arquibancada estava Vitória, de cinco anos, atleta do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul. Enquanto a mãe, Wilma Cureau, arrumava o cabelo da menina para a competição, contou que a pequena participaria no trampolim e categoria solo. Sobre o nervosismo, Vitória exclamou, risonha: “Tô, tô com medo”.

Outra equipe participante foi a da Prefeitura de Nova Bréscia. O prefeito Marcos Antonio Martini explicou que a prática esportiva é oferecida pela rede municipal a quem tiver interesse e para esta competição veio um ônibus da cidade com atletas e familiares. “No início eram seis crianças, hoje vieram 38. A gente planta uma sementinha e ela vai crescendo. Atualmente temos três professores no município que treinam as crianças. O movimento é essencial na educação de uma pessoa, pois proporciona um espaço saudável, constrói valores e incentiva a socialização, tanto entre a família quanto entre os atletas”, defende.

A competição contou com as seguintes categorias: pré-nível (até seis anos), nível 1 (a partir de sete anos), nível 2 (atletas que já atingiram determinada pontuação no nível 1) e nível 3 (destinada a atletas que já alcançaram a pontuação do nível 2). Neste ano, a etapa teve a participação das seguintes equipes: Colégio Evangélico Alberto Torres e Colégio Madre Bárbara, de Lajeado; Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul; Prefeituras dos municípios de Estrela e de Nova Bréscia; Ipanema Sports, de Porto Alegre; além da Univates como entidade-sede.

Texto: Ana Amélia Ritt