Três dias de integração esportiva para estudantes de medicina

Postado em 21/04/2017 12h32min

Por -

Foi dada a largada, nesta sexta-feira, dia 21, para a primeira edição dos Jogos Universitários de Medicina (Jumed) do Rio Grande do Sul. Durante três dias, até domingo, o campus da Univates recebe cerca de 800 estudantes, oriundos de cursos de Medicina de 18 instituições de Ensino Superior do Estado.

O evento, organizado pela Associação Atlética Acadêmica de Medicina Univates (AAAMU) em parceria com diversos setores da Instituição, busca promover a integração entre as Atléticas participantes para as disputas de diversas modalidades esportivas. Ao todo, serão 11 categorias: futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, truco gaudério, truco paulista, pebolim, sinuca, xadrez e FIFA.

“Esse evento representa o ápice do nosso curso de Medicina. Queremos, por meio do desporto, mostrar toda a estrutura que a Univates tem a disposição da sua comunidade. Já tivemos um reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e agora é o momento de comprovar isso. Tenho a certeza que o pessoal vai sair com um visão muito boa daqui, não só do nosso curso, mas da Instituição como um todo”, diz Bruna Schneider, presidente da AAAMU.

Acadêmico do sexto semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, José Antônio Raiza, veio a Lajeado com o objetivo de participar de todos os esportes. “Nossa delegação só tem 13 atletas, então precisamos ser poliatletas”, brinca. O estudante conta já ter participado de outros eventos esportivos e apoia a iniciativa. “Precisamos ampliar os nossos vínculos de amizade pois a medicina é uma profissão que trabalha em conjunto e nada melhor que o esporte para promover esse espírito”, conclui.

Já Isadora Ferreira e Isabella Wender integram o quadro de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em clima de preparação para as provas de atletismo, as acadêmicas se mostraram impressionadas com a estrutura da Univates. “Eu nunca tinha vindo pra cá e é realmente incrível. Uma estrutura enorme e de muita qualidade, tudo está bem organizado, é lindo”, descreve Isabella.

O primeiro dia de atividades foi marcado pelas disputas de atletismo e basquete. Os jogos seguem neste sábado com atividades durante os três turnos envolvendo atletas de voleibol, handebol e futsal. As disputas encerram-se no domingo, dia 23, às 11h, quando ocorrem as cerimônias de premiação e de encerramento. Durante os três dias, além do espaço para a prática física, a Univates também disponibiliza lounges de integração e alojamento para os participantes.

Texto e fotos: Artur Dullius

Isadora e Isabella ficaram impressionadas com a estrutura da Univates

Artur Dullius

Raiza (direita) veio a Lajeado com o objetivo de participar de todos os esportes