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07 Fevereiro de 2017

Pilates permite consciência corporal aliada ao exercício físico

Nem toda atividade física precisa ser sinônimo de agitação, coração acelerado e camisa encharcada. O Pilates, por exemplo, permite o condicionamento físico aliado a um momento de diminuir o ritmo na atribulada rotina do dia a dia. Baseada em seis princípios, sendo dois deles a respiração e a concentração, a prática permite consciência corporal associada ao exercício físico, que resultam não só em alongamento como também em tonificação muscular de todo o corpo - ao contrário de atividades muito localizadas, que desenvolvem apenas grupos específicos de músculos.
 
De acordo com a educadora física da Univates e instrutora de Pilates, Janine Giovanella, a atividade trabalha com a musculatura profunda. “Por trabalhar com o peso da pessoa e a resistência das molas, o exercício é recomendado para pessoas de todas as idades, independente do condicionamento físico”, explica Janine.
 
Entre os principais benefícios do Pilates, Janine cita a melhora na postura, o fortalecimento da coluna, o aumento da coordenação e do equilíbrio e o fortalecimento, principalmente, dos músculos abdominais. “Esse exercício é uma ótima pedida para pessoas que trabalham muito tempo sentadas, por exemplo, pois, ao fortalecer a coluna e a musculatura profunda, ajuda a alinhar a postura e promove o alongamento. Sem contar que o Pilates ainda pode ser combinado a outros tipos de treinamento e utilizado na reabilitação física”, acrescenta a educadora física.
 
Por falar em reabilitação, foi justamente tentando recuperar prisioneiros da I Guerra Mundial que Joseph Pilates colocou em prática uma série de ideias que vinha desenvolvendo. Como enfermeiro de um campo de concentração, ele utilizou as molas das camas para fortalecer a  musculatura de presos de guerra que estavam enfermos. Com o fim da guerra, Pilates estabeleceu-se em Nova Iorque, onde abriu um estúdio e desenvolveu equipamentos específicos para a prática.
 
Por ser realizado individualmente ou em duplas, o exercício permite o acompanhamento mais próximo do instrutor, o que garante que os movimentos sejam realizados com mais precisão e de acordo com a capacidade e a necessidade de cada aluno.
 
Seis princípios do Pilates:
 
– respiração: um dos principais princípios do método. A respiração deve ser coordenada com o movimento e favorece a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura inspiratória acessória dos ombros e do pescoço;
– centro, ou powerhouse, ou casa de força: é o uso da musculatura abdominal profunda responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico;
– concentração: é o que guia o corpo para a realização do movimento. Permite maior consciência corporal;
– controle: também relacionado ao aprendizado motor, diz respeito ao uso adequado da musculatura para executar um exercício;
– precisão: refinamento do controle e refinamento dos diferentes músculos envolvidos;
– fluidez: o movimento correto resulta em movimentos fluidos e harmoniosos, com menor gasto de energia.
 
Você sabia?
O método Pilates foi desenvolvido durante a I Guerra Mundial, quando o alemão Joseph Pilates teve sua identidade confiscada e foi enviado para um campo de concentração, na Polônia, onde atuou como enfermeiro e vigia. Foi lá que ele colocou em prática o método que vinha desenvolvendo como hobby. Para isso, ele utilizou as molas das camas para reabilitar os pacientes, que conseguiam tonificar seus músculos antes mesmo de se levantarem. Após a guerra, Pilates voltou à Alemanha e depois estabeleceu residência nos Estados Unidos, onde abriu o primeiro estúdio de Pilates e realizou atividades até falecer, em 1970. 
 
Na Univates
O Pilates é uma das atividades físicas oferecidas na Univates, em dois estúdios com aparelhos específicos para a prática, localizados no Complexo Esportivo. As aulas ocorrem no máximo com dois alunos por instrutor, com duração de 60 minutos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, conforme horários disponíveis em www.univates.br/esporte-e-saude.
 
Texto: Nicole Morás
 
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