Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Funcional: a febre do mundo fitness

Postado em 24/01/2017 10h29min

Por Artur Dullius

Com a chegada do verão a prática de exercícios físicos se intensifica, e não são raros os casos de pessoas se exercitando pelas praças, parques e ruas da cidade. Considerado uma das promessas do mundo fitness para 2017, o treinamento funcional tem ganho a preferência dos praticantes que buscam se exercitar de forma descontraída e eficiente.
 
“O funcional é mais ativo e dinâmico. As pessoas não querem mais fazer exercícios parados. E isso vem ao encontro da situação na qual se encontra o mundo, em que as coisas acontecem de forma cada vez mais rápida”, garante a professora de Educação Física da Univates Janine Giovanella.
 
Mas você sabe o que é o funcional? Caracterizado pela utilização da força corporal, os exercícios funcionais abrem mão dos clássicos aparelhos de academia. “Ele trabalha o corpo como um todo, buscando exercitar funções que tenham alguma relação com as atividades desempenhadas no dia a dia”, explica Janine.
 
A situação permite a prática em diferente locais. Com uma bola, um elástico e alguns cones já se torna possível montar um circuito de exercícios. Janine atenta, porém, que a facilidade da prática tem se tornado um inimigo para os praticantes que insistem na realização sem um acompanhamento adequado. 
 
“A pessoa pode acabar repetindo demais um exercício ou fazendo-o de maneira inadequada. Então é fundamental a presença de um profissional que tenha a noção de carga, frequência e repetição adequada, caso contrário os resultados podem não serem os esperados”, garante a professora.
 
Diferente da academia, o foco das atividades passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo. Porém, diferente do que muitos pensam, os exercícios podem ser aliados, trabalhando em complemento às atividades de musculação. “O funcional dá maior estabilização à musculatura profunda para fazer os exercícios na academia”, salienta Janine.
 
Conforme a professora, o treinamento funcional é uma ótima opção para quem busca se preparar para as atividades esportivas.  Os movimentos incluem ganhos de força muscular, flexibilidade, além de trabalhar na melhora do sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. “O ideal seria fazer duas vezes por semana - com duração média de 60 minutos cada -, aliado a alguma atividade aeróbica como corrida/caminhada”, afirma.
 
Saiba Mais
 
A Univates oferece treinamento funcional nas segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h. As atividades são abertas para a participação de alunos, professores, funcionários, diplomados da Univates e comunidade em geral. Mais informações podem ser conferidas pelo site – clique aqui.
 
Texto: Artur Dullius
 
 
Além de ajudar a emagrecer, a prática melhora a flexibilidade e o condicionamento físico

Rodrigo Balbueno

Notícias Relacionadas