Laboratório de Química Farmacêutica e Controle de Qualidade

Este laboratório permite que os alunos apliquem, no desenvolvimento de práticas, os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas. Nas aulas práticas são realizados experimentos que relacionam conhecimentos sobre estrutura química e propriedades físico-químicas de fármacos, bem como a seleção e aplicação das diferentes metodologias abordadas durante o semestre na análise de matérias-primas e produtos farmacêuticos. Assim, neste laboratório são realizadas simulações de controle de qualidade de matérias-primas, medicamentos e cosméticos. O laboratório conta ainda com um almoxarifado, nos qual as matérias-primas e reagentes são acondicionados sob temperatura e umidade controladas.

Normas do laboratório

Localização: sala 311 do Prédio 11.

Área total: 82,69m²
Principais recursos: balanças de precisão, capela de fluxo laminar, espectrofotômetro de ultravioleta de feixe duplo, desintegrador, durômetro, friabilômetro, dissolutor (aparelho para determinação de dissolução de formas farmacêuticas sólidas), viscosímetro de Brookfield, aparelho para a determinação do ponto de fusão, refratômetro, polarímetro
Localização: Sala 311 do prédio 11 - Salas de aula, laboratórios e auditório
E-mail: labfarmacia@univates.br