Formas de Ingresso

Matrícula

A matrícula formaliza o ingresso do aluno na Instituição e deve ser feita nas datas previstas no Calendário Acadêmico e no manual do candidato, mediante requerimento disponível na Instituição, acompanhado dos seguintes documentos:

VESTIBULAR - 1ª Matrícula

- Requerimento de confirmação de vaga (fornecido pela UNIVATES no dia da matrícula);
- Cédula de identidade (fotocópia);
- Quitação com o Serviço Militar (fotocópia);
- Título Eleitoral (fotocópia);
- CPF (fotocópia);
- Quitação com a Justiça Eleitoral (fotocópia do comprovante da última votação, 1º e 2º turnos);
- Pagamento da primeira parcela das mensalidades;
- Comprovante de conclusão do Ensino Médio ou equivalente (certificado e histórico, original). Observação: recomenda-se que o aluno se certifique, no colégio de origem, da perfeita regularidade de sua documentação e, se for o caso, adote medidas corretivas cabíveis, para, posteriormente, não incorrer em sanções legais;
- Atestado médico para fins de Prática de Atividades Físicas, para alunos do Curso de Educação Física;
- Uma foto 3 x 4.

Matrículas subsequentes

Pela internet, através do uso do código e de senha do aluno.
Observações: A matrícula, feita em cada semestre, atenderá à existência de vagas (Reg. Art. 45). O aluno que não efetuar a sua matrícula nos dias previstos no Calendário Acadêmico, dará a preferência da vaga aos reingressos, transferidos e portadores de diploma de curso superior.

Ajuste de matrícula

No período estipulado pelo Calendário Acadêmico, o aluno poderá incluir novas disciplinas ou fazer troca para disciplinas em que houver vagas, pela internet.

Trancamento

É facultado ao aluno trancar ou cancelar a matrícula de acordo com regulamento específico definido pelo CONSUN (Conselho Universitário) e conforme prazos constantes no Calendário Acadêmico.


Outras formas de ingresso

Portadores de diploma de curso superior

Portadores de Diploma de Curso Superior podem ingressar em qualquer curso de graduação da Instituição, desde que haja vaga. Para tanto, devem requerer no setor Atendimento Univates, até as datas previstas no Calendário Acadêmico, vaga para o curso desejado,exceto para o curso de Medicina (que possui edital específico para ingresso em vagas remanescentes), anexando:

  • - Diploma de Curso Superior (fotocópia autenticada);
  • - Histórico Escolar (Concurso Vestibular, disciplinas cursadas, créditos, horas-aula, notas finais) (fotocópia autenticada);
  • - Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas;
  • - Cópias dos documentos (RG, CPF, Título eleitor, quitação eleitoral, certificado de reservista)
  • - 1 foto 3x4

Transferência externa

Alunos de outros estabelecimentos de Ensino Superior que tenham interesse em fazer transferência externa para a Univates podem solicitar vaga em cursos iguais ou afins, exceto para o curso de Medicina (que possui edital específico para ingresso em vagas remanescentes), encaminhando o pedido no setor de Atendimento aos estudantes (Atendimento Univates) localizado no Prédio 9.

O encaminhamento do pedido deve ser realizado nos horários e prazos estabelecidos no calendário acadêmico, anexando os seguintes documentos:

  • - histórico escolar ou documento de transferência, com a carga horária correspondente a cada disciplina e o desempenho do estudante, no qual conste a forma de ingresso na instituição e os critérios de aproveitamento de rendimento escolar;
  • - Decreto ou Portaria de reconhecimento ou autorização do curso de origem;
  • - conteúdos programáticos das disciplinas;
  • - atestado de vínculo;
  • - atestado de regularidade no Enade;
  • - cópias dos documentos: RG, CPF, título de eleitor, quitação eleitoral e certificado de reservista.

Havendo a vaga a UNIVATES encaminha, via correio, um atestado de vaga para a Instituição de origem, onde o aluno deverá solicitar a Guia de Transferência. Os itens necessários para efetuar a matrícula na Univates, são:

  • - requerimento de confirmação de vaga (fornecido pela Univates no dia da matrícula);
  • - pagamento da primeira parcela das mensalidades;
  • - certificado e histórico original de conclusão do Ensino Médio. Observação: recomenda-se que o aluno se certifique, no colégio de origem, da perfeita regularidade de sua documentação e, se for o caso, adote medidas corretivas cabíveis, para, posteriormente, não incorrer em sanções legais;
  • - atestado médico para fins de prática de atividades físicas - para alunos do curso de Educação Física;
  • - uma foto 3 x 4.

Transferência interna

Por transferência interna entende-se exclusivamente a transferência de um curso para outro da Instituição. O aluno poderá solicitar, no setor Atendimento Univates, transferência para outro curso mediante existência de vaga e respeitadas as normas do CONSUN. Alunos que possuem FIES, somente podem transferir-se de curso num prazo de até 18 meses.

Reingresso

O reingresso do aluno é possível mediante existência de vaga e adaptações curriculares que se fizerem necessárias. A solicitação de reingresso pode ser feita no setor Atendimento Univates, dentro dos prazos estipulados no Calendário Acadêmico.
Em qualquer caso, após estudo e aprovação de ingresso, atestado de vaga, Guia de Transferência e estudo de aproveitamento de disciplinas, faz-se a matrícula nos prazos e condições previstos.

Aluno não regular em curso de Graduação

Quando, por impossibilidade ou necessidade do requerente, não for possível o ingresso regular no curso de graduação (por processo seletivo vestibular ou especial, transferência externa, ingresso como portador de diploma e ingresso pela Portaria normativa do FIES) é possível, havendo ocorrência de vagas, cursar disciplinas nos cursos de Graduação do Centro Universitário UNIVATES como aluno não regular, exceto para cursos que possuem matrículas por módulo, como Medicina e Odontologia, entre outros, para fins de aperfeiçoamento ou para posterior aproveitamento de disciplinas.

O limite máximo para matrícula nessa modalidade é de 12 (doze) disciplinas por curso.

O valor a ser pago irá depender do curso escolhido e da carga horária total a ser cursada, podendo ser parcelado dentro do semestre letivo.

As disciplinas cursadas e aprovadas na categoria não regular só terão validade/aproveitamento após ingresso no curso via processo seletivo (vestibular).

Para ingressar como aluno não regular é necessário encaminhar o protocolo, pessoalmente, no Atendimento Univates, sala 310 do prédio 9, até o final do período de matrículas de cada semestre, informado no Calendário Acadêmico, conforme normas da resolução 082 de 03/07/08, com os seguintes documentos:

  • - Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio, original ou cópia autenticada em cartório, ou declaração/atestado de autorização da instituição do aluno, no caso de cursar a disciplina para aproveitar em outra instituição;
  • - Cópia simples da carteira de identidade (RG), CPF, Título de Eleitor e quitação eleitoral, Certificado militar (candidatos do sexo masculino).