O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, regido pela Lei dos Sinaes e instituído pela Portaria Normativa MEC nº 40/2007, é um indicador avaliativo de uma avaliação externa em que o estudante concluinte de um curso de nível superior é avaliado e consiste em aferir o rendimento acadêmico do estudante em final de curso.

O Enade ocorre no segundo semestre de cada ano e segue o Ciclo Avaliativo dos Sinaes, cujas áreas de conhecimento são contempladas a cada três anos:

GRUPO VERDE​: cursos de bacharelado nas áreas de Saúde, Agrárias e afins; eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.
Cursos da Univates: a) bacharelados – Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia; b) tecnólogos – Estética e Cosmética.

GRUPO AZUL​: cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Exatas e afins; cursos de licenciatura; eixos tecnológicos em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.
Cursos da Univates: a) bacharelados – Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharias, Química Industrial e Sistemas de Informação; b) licenciaturas - Educação Física, História, Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas; c) tecnólogos – Redes de Computadores.

GRUPO VERMELHO​: cursos de bacharelado nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins; eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer e Produção Cultural e Design.
Cursos da Univates: a) bacharelados - Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Relações Internacionais; B) tecnólogos – Design de Moda, Fotografia, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística.