Dúvidas frequentes

1. O que é educação a distância?
De acordo com a legislação brasileira, “Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorrem com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.” (Decreto MEC 5.622 de 19 de dezembro de 2005).
2. Como faço para obter login e senha no ambiente virtual de aprendizagem?
Por ocasião da inscrição no processo seletivo, você receberá um código de aluno. Este código será utilizado para acessar todos os espaços virtuais da Univates: biblioteca, Universo Univates, UnivatesVirtual, entre outros. A senha é a mesma para todos os serviços e será enviada por e-mail assim que a Univates receber a documentação necessária para a matrícula.
3. Os cursos oferecidos pela Univates são autorizados pelo MEC?
Sim. De acordo com a portaria Nº 624, de 22 de julho de 2014, a Univates é credenciada para ofertar cursos superiores na modalidade a Educação a Distância.
4. Como ocorrem as aulas?
As aulas estão organizadas por períodos que variam de uma semana a quinze dias, conforme cronograma de cada curso. Ao longo destes períodos, serão orientados roteiros de estudo detalhando objetivos de aprendizagem, atividades a serem desenvolvidas e critérios que serão considerados para computar a frequência. Além disso, são orientados materiais didático-pedagógicos. As atividades podem ser individuais e/ou em grupo e, com frequência, requerem que os estudantes interajam entre si e com a equipe docente.
O estudante tem a liberdade de organizar seus horários de estudo, com exceção das atividades síncronas e deverá realizar as atividades propostas dentro do prazo previsto.
O acompanhamento pedagógico é constante, sendo realizado pela equipe docente mediante a emissão de feedbacks sobre os trabalhos, as atividades de fórum e a dúvidas encaminhadas pelo ambiente virtual de aprendizagem.
5. Como ocorre a avaliação?
Nos cursos de graduação, ao longo do semestre serão realizadas atividades virtuais tendo em vista acompanhar o estudante ao longo de seu processo de aprendizagem. Ao final do semestre, é realizada um momento de avaliação presencial, obrigatório para todos os estudantes. Esta avaliação ocorrerá em data e horário estabelecidos pela instituição e divulgado no cronograma do curso por ocasião do inicio do semestre. Para conhecer maiores detalhes sobre a avaliação, consulte o manual de seu curso.
6. Como acompanho o meu desempenho ao logo do curso?
Para acompanhar seu desempenho ao longo do curso fique atento a três fatores:
a) Os feedbacks encaminhados pelos professores e tutores ao longo das atividades. Leia-os com atenção, buscando verificar em que aspectos seus trabalhos podem ser qualificados.
b) As notas parciais para dos trabalhos que são realizados ao longo do semestre.
c) As notas que são postadas no Sistema de acompanhamento de Frequências e Notas, que se encontra disponível no UniversoUnivates.
7. É exigido trabalho de Conclusão Conclusão de Curso?
A exigência ou não de Trabalho de Conclusão de Curso, bem como de um momento de defesa do mesmo, está estabelecida no projeto pedagógico de cada curso, portanto, consulte o manual ou o coordenador do curso para obter orientações sobre este assunto.
8. Quais são os momentos presenciais do curso?
Conforme a legislação educacional Brasileira, os cursos de graduação e pós-graduação devem realizar avaliações presenciais e para atividades laboratoriais quando necessário, portanto, ao final de cada semestre o estudante deve comparecer ao polo de apoio presencial para realizar a avaliação do módulo/semestre.
Conforme a natureza e organização de cada curso, contudo, podem ser realizados outros momentos presenciais obrigatórios. Estes encontram-se descritos na página de cada curso.
9. O que é um ambiente virtual de aprendizagem?
O ambiente virtual de aprendizagem é seu espaço de estudo, espaço de trocas entre professores e estudantes. Nele você encontrará as orientações necessárias para traçar seu percurso de aprendizagem, os materiais didáticos básicos, as propostas de atividades e as ferramentas necessárias para se comunicar e interagir com os demais participantes.
Você pode acessar o ambiente de seu curso a qualquer hora e de qualquer local.
10. Como posso contatar com os professores e tutores do meu Curso?
O contato com os professores e tutores ocorre preferencialmente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, pelos fóruns e demais ferramentas disponíveis.
11. O que faz o tutor?
O Tutor, na UNIVATES, é um profissional que integra a equipe docente auxiliando a professores e estudantes. Tem formação na área em que atua e, portanto, pode auxiliar em questões relacionadas ao conteúdo do módulo. Além disto, orienta os estudantes quanto a realização das atividades do curso.
Você pode entrar em contato com o Tutor através das ferramentas de comunicação do ambiente virtual de aprendizagem ou pelo telefone 3714 7000 Ramal 5587.
12. Quais as atribuições do monitor?
O Monitor atua no suporte online e auxilia estudantes e professores quanto ao uso de recursos tecnológicos, em especial em relação às ferramentas do UnivatesVirtual. Dúvidas relacionadas a como entregar uma atividade, participar de um fórum são exemplos de questões que podem ser resolvidas pelo monitor do módulo.
O contato com os Monitores pode ser realizado por meio da ferramenta Suporte do próprio ambiente UnivatesVirtual, pelo e-mail (univatesvirtual@univates.br) ou pelo telefone 3714-7000 Ramal 5587.
13. Quais as vantagens deste modelo de EaD?
A metodologia de EaD adotada pela Univates prima pelo estabelecimento de uma arquitetura pedagógica que prioriza o diálogo e a interação entre os diferentes participantes – docentes e discentes e a adoção de uma atitude investigativa, proativa e cooperativa de construção de conhecimentos.
A maioria das atividades ocorre de forma assíncrona, possibilitando maior flexibilidade em relação aos horários de estudo, ao local de onde são realizadas as atividades e ao tempo individual demandado para realizar as atividades propostas. Contudo, vários momentos síncronos são oportunizados ao longo do curso, possibilitando um contato mais imediato e direto entre professores e estudantes.
14. Como acesso Biblioteca da Univates?
Para ter acesso a Biblioteca Física é necessária a apresentação da carteira de estudante que é o documento de identificação perante a instituição. Lembre-se que a carteira de estudante é pessoal e intransferível.
Para ter acesso remoto ao sistema de reservas e renovação de materiais, bem como ao acervo digital da biblioteca, é utilizado o código de aluno e a senha institucional.
15. Que documentos preciso entregar para realizar a matrícula em um curso?
Documentos para graduação:
- Cédula de Identidade (fotocópia);
- CPF (fotocópia) (quem não tiver, deve providenciar imediatamente. Documento indispensável);
- Quitação com o Serviço Militar (fotocópia);
- Título Eleitoral (fotocópia);
- Quitação com a Justiça Eleitoral (fotocópia do comprovante da última votação, 1º e 2º turnos);
- Pagamento da primeira parcela das mensalidades;
- Uma foto 3 x 4 atual;
- Procuração - se o candidato não puder fazer pessoalmente sua matrícula (ANEXO, p. 36);
- Comprovante de Conclusão de Ensino Médio (Certificado de Conclusão e Histórico Escolar, original ou fotocópia autenticada) ou Diploma de Curso Superior registrado no MEC (fotocópia autenticada);
- Se o candidato cursou Ensino Médio ou equivalente fora do Brasil, é preciso apresentar, no dia da matrícula, documento comprobatório de equivalência de Ensino Médio (2º Grau), expedido pelo Conselho Estadual de Educação ou Secretaria de Estado da Educação, quando se tratar de candidato que tenha concluído esse nível de estudos no exterior;
- O candidato estrangeiro deve apresentar fotocópia autenticada de visto temporário ou permanente, com validade mínima para o semestre de matrícula, de acordo com a legislação brasileira;
- Para candidatos estrangeiros serão considerados documentos de identidade a cédula emitida pelo Ministério da Justiça (Artigos 30 e 33 da Lei nº 6.815/1980) e/ou Passaporte com visto permanente ou de estudante;
- Atestado médico recente (6 meses) para alunos de Educação Física.
Observação: é obrigatória a apresentação de todos os documentos acima relacionados no ato da matrícula e cada fotocópia de documento deverá ser entregue em separado (um documento por folha).

Como entregar:
O prazo de entrega da documentação encontra-se orientado no Manual do Candidato.