Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

08 Junho de 2017

Antes um estágio, agora uma atividade profissional

A aproximação com o mercado de trabalho está entre as características mais marcantes da realização de curso técnico. Quem comprova isso é a auxiliar de saúde bucal Taís Heineck. Em 2010 ela iniciou o curso na Univates, influenciada pela atuação que teve na área, ainda em 2006, quando trabalhou em um consultório dentário. “Acabei gostando muito da área e, a partir daí, comecei a pesquisar sobre o curso, até decidir me matricular”, afirma.

Já inserida no curso e próxima de se formar, ela se deparou com a necessidade de realizar o estágio em saúde bucal. Como na época não tinha emprego na área, deu atenção à indicação da coordenadora do curso, Fabiana Freitag, que sugeriu sua inserção nas Unidades Básicas de Saúde de Lajeado. “Acabei gostando da ideia e aceitei ir para a unidade do bairro Jardim do Cedro, sem saber que era o posto de referência da área indígena”, lembra Taís, destacando que a oportunidade possibilitou a interação com os termos técnicos ensinados pelos professores em sala de aula.

Durante o período, a então estudante pôde se aproximar e conhecer aspectos fundamentais de um cultura que até então era pouco conhecida por ela. No entanto, o vínculo criado com os povos indígenas foi além das barreiras universitárias e fez com que ela levasse as atividades para a vida profissional. Agora diplomada, Taís segue segue em contato com os indígenas, porém, na cidade de Porto Alegre. “Quando eu me inscrevi para a vaga pensei que seria algo novo para mim, pois estava precisando de algo diferente, sair da minha zona de conforto, e como já tinha essa ligação com a população indígena, vi ali uma oportunidade”, explica a diplomada.

O atendimento funciona em parceria entre o Sistema Único de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e faculdades de Odontologia de Porto Alegre. Para casos mais graves, além do acompanhamento nas aldeias, ocorre também o encaminhamento a cirurgias de buco-maxilo-facial em hospitais credenciados. “Eu acompanho alguns pacientes nesses atendimentos, auxiliando na tradução do que eles falam, pois em alguns casos a comunicação é complicada. É necessário explicar algumas situações sem termos técnicos para que os indígenas consigam entender”, explica.

A equipe da capital é composta por enfermeiras, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal. Durante as visitas Taís realiza atendimentos e orientações sobre a importância da escovação, além da entrega de kit de higiene dental. “Dá para ver eles animados com o atendimento e sem dor. Esse trabalho é muito gratificante para mim, pois me tira da minha realidade, fazendo com que eu conheça uma outra etnia que é muito rica culturalmente”, conclui.

Inscrições abertas
O curso técnico em Auxiliar de Saúde Bucal é uma das opções disponíveis para o segundo semestre de 2017. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de julho pelo site www.univates.br/tecnicos.

Texto: Artur Dullius

Clique para ampliar