Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

12 Maio de 2017

Diplomado participa de disciplina do PPGAD

Alma mater é uma expressão utilizada para se referir a instituições de ensino que formam intelectualmente seus estudantes. E é justamente assim que o diplomado em História e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Eduardo Relly, que atualmente cursa doutorado na Alemanha, considera a Univates. “Penso que a Instituição me preparou muito bem para os desafios que enfrentei e enfrento na Alemanha, principalmente no que diz respeito à convicção que tenho em relação à diluição das fronteiras científicas. A Instituição foi meu berço acadêmico”, afirmou ele ao retornar à Instituição para participar como convidado da disciplina de Natureza do Conhecimento Ambiental do PPGAD na última sexta-feira, dia 05.

Doutorando da Universidade de Berlim, Relly continua a dirigir suas pesquisas para o exame do processo de instalação de imigrantes alemães nas florestas decíduas do Brasil meridional, tema relacionado com a dissertação que defendeu no PPGAD, embora não trabalhe mais com o corpus conceitual de capital social. “Pesquiso concretamente a transferência e negociação dos saberes agroflorestais entre o Brasil e a Alemanha no século XIX e minha experiência no mestrado ainda se mostra extremamente importante para o prosseguimento dessas questões de pesquisa”, declara ele.

Sobre voltar à Univates para participar da disciplina, Relly afirma ser uma satisfação muito grande. “Na verdade, sinto que nunca deixei a Univates, pois falo dela a interlocutores das mais diversas nacionalidades na Alemanha, onde resido. Tenho amigos na Univates, vivi parte da minha vida entre seus corredores, e o meu vínculo com o PPGAD, embora estivesse longe, nunca se desfez totalmente. Tenho, como disse antes, uma forte amizade com membros do PPGAD e seus alunos egressos, além de uma afeição grande pela Univates. Em suma, é um retorno para casa, para um lugar que fez muito por mim e que, em última instância, me fez e faz feliz. Espero contribuir ainda mais vezes com o PPGAD futuramente”.

Para a coordenadora do PPGAD, Neli Galarce Machado, “é sempre um privilégio receber egressos de nosso Programa, pois é uma oportunidade de observarmos que nossas sementes estão dando frutos. Verificar o amadurecimento intelectual e científico de cada um também se destaca, em especial no caso de Relly”, conclui ela.

Texto: Nicole Morás

Clique para ampliar