Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

16 Março de 2017

Univates figura entre as melhores instituições do Brasil

A Univates novamente é reconhecida como uma das melhores instituições não públicas de ensino superior do Brasil. Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), a Instituição obteve conceito 4 numa escala que varia de 1 a 5. Destaque para os cursos de Design de Moda e Psicologia, que estão entre os três melhores do Rio Grande do Sul e entre os cinco melhores de todo o Brasil. Considerando universidades e centros universitários, a Univates tem a segunda melhor graduação entre as não públicas.

Para o reitor, Ney José Lazzari, o resultado é fruto de constantes investimentos em aprimoramento acadêmico. “Estamos investindo em novas metodologias de aprendizagem. O assunto é debatido exaustivamente entre os cursos para melhoria contínua da qualidade de ensino”, comenta.

Para ele, os conceitos conquistados pela Univates são fruto do envolvimento de professores e alunos. “Nos últimos ciclos avaliativos, temos 14 cursos que figuram entre os cinco melhores do Estado, o que é muito significativo. Além disso, Design, Psicologia, Engenharia de Controle e Automação e História estão entre os cinco melhores do Brasil. São resultados que comprovam o quanto nosso investimento em qualidade reflete na formação dos alunos”, analisa Lazzari.

Os relatórios foram divulgados ontem pelo MEC e podem ser acessados no site do Ministério. Apenas 17,7% das instituições de ensino superior, entre elas a Univates, tiveram índices de avaliação considerados excelentes pelo Ministério (notas 4 e 5). Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015. O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação. Sessenta e sete por cento das instituições tiraram nota 3 e 14,8% das instituições foram consideradas insatisfatórias, com notas 1 e 2.

O conceito 4, juntamente com as avaliações e verificações in loco realizadas pelo MEC, garante à Univates a continuidade de seu processo de transformação em Universidade do Vale do Taquari.

Texto: Elise Bozzetto

Clique para ampliar