Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Notícias

15 Fevereiro de 2017

Índice de aprovação da Univates supera em quase três vezes a média nacional

Estudantes e diplomados do curso de Ciências Contábeis da Univates que prestaram o exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade no segundo semestre de 2016 alcançaram o índice de 58,97% de aprovação. No Estado, o número de aprovados chega a apenas 32,82% e, em todo o Brasil, a média cai para 21,73%.

A prova permite que o bacharel em Ciências Contábeis encaminhe seu registro para obter a carteira de identidade de contador a fim de integrar os Conselhos Regionais de Contabilidade. Com isso, ele tem permissão para o exercício pleno da profissão e pode assinar peças contábeis que exigem formação adequada.

Conforme o coordenador do curso, Ari Künzel, o bom desempenho no exame de suficiência atesta a qualidade do curso da Univates. “Como o exame de suficiência é aplicado em iguais condições em todo o Brasil, a obtenção de desempenho muito superior ao índice alcançado no país e no Estado mostra o alto nível de aprendizagem do conteúdo e o acerto da proposta do projeto pedagógico”, ressalta.

Künzel destaca a infraestrutura da Univates, o comprometimento e a qualificação do corpo docente com suas experiências profissionais e acadêmicas como reflexo do resultado. Frisa, ainda, a dedicação dos alunos que em sua maioria trabalham durante o dia e estudam à noite e que buscam o melhor para sua formação.

Para o estudante Eduardo Dall Acqua, o excelente resultado obtido pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da Univates no exame de suficiência está ligado a vários aspectos. “O primeiro e mais importante é o quadro de professores altamente qualificado, pois uma grande maioria pratica a contabilidade no seu dia a dia, fazendo com que o curso não se atenha somente à teoria.  A estrutura física dos laboratórios da Univates também é um diferencial, oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar e conhecer os sistemas de contabilidade desde cedo. Além de tudo isso, destaco também o trabalho das entidades que representam os profissionais da contabilidade, como, por exemplo, o Sincovat, que, em parceria com a Univates, oferece cursos profissionalizantes a todos os alunos”, sinaliza o formando.

Já para Ana Paula Rother, diplomada de Contábeis, a formação na Univates foi de grande importância. "O contador deve trabalhar com três coisas fundamentais que para mim são a base de tudo: zelo, honestidade e ética. Além disso, o contador deve estar sempre atualizado em relação à legislação pertinente ao patrimônio das pessoas jurídicas, assim como deve 'traduzir' da melhor forma possível ao fisco -  através de declarações e demonstrativos, as informações obtidas nas organizações. As exigências por parte do fisco são maiores a cada dia e, se o profissional não estiver capacitado, será 'atropelado' pelo mercado de trabalho. A Univates qualifica muito bem os profissionais tendo em vista a qualidade do grupo de professores", analisa.

O curso de Ciências Contábeis da Univates existe há 47 anos.

Texto: Elise Bozzetto

Clique para ampliar