12 Janeiro de 2017

Univates recebe inscrições para projeto em Portugal

Como forma de fomentar a internacionalização no âmbito acadêmico, a Univates, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), divulgou a abertura de edital para participação no Projeto “ICE2LAB 2017”. O edital busca selecionar 10 alunos ou diplomados para permanecerem, no período de 23 a 29 de abril, na cidade de Lisboa, em Portugal, desenvolvendo atividades empreendedoras.

A Instituição participa pela segunda vez do projeto, sendo a única representante fora da Europa. Além dos acadêmicos da Univates, vão participar 90 alunos de Portugal, Espanha, Finlândia, Holanda, Turquia, Áustria, Bélgica, Alemanha e Polônia.

O Projeto ICE2LAB tem o propósito de criar um ambiente interdisciplinar conectando estudante de diferentes áreas, bem como diferentes culturas, para desenvolver as habilidades do aluno em termos da sua consciência intercultural, habilidades de comunicação, pensamento empresarial, sustentabilidade e criatividade. Durante o período, os participantes terão que desenvolver uma mentalidade empreendedora, buscando internacionalizar e contribuir com o desenvolvimento econômico e social de empresas locais.

A opinião de quem já foi
Estudante de Administração Luise Kipper é uma das integrantes do grupo de acadêmicos que participou do projeto em 2016. “Resolvi ir pela possibilidade de conhecer estudantes de outros lugares do mundo e ter o desafio de criar um projeto com eles, considerando que nossas formas de estudo são diferentes e não falamos a mesma língua”, conta.

Para Luise a oportunidade de internacionalizar uma empresa foi válida. Segundo ela, foi possível perceber a importantância de levar em consideração diversos fatores, entre eles, as leis do outro país, a cultura e o público-alvo. “Mostra o quanto é importante conhecer o seu negócio, saber suas qualidades e defeitos e o que tu faz melhor que as empresas locais”, afirma a estudante.

Para participar
Para participar, o interessado precisa estar regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação lato sensu, ou ser diplomado da graduação, ou ter realizado especialização na Univates. Se for aluno, é necessário que tenha cursado, com aprovação, no mínimo 20% do curso em que está matriculado, além de ser proficiente em Inglês (B1).

As inscrições devem ser feitas entre os dias 09 e 21 de janeiro, pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-902, no valor de R$ 52,70. A seleção será realizada por meio de entrevista, em horário e local a serem definidos. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714–7019 ou pelo e-mail dri@univates.br.

Texto: Artur Dullius