Diplomados Destaque

19 Fevereiro de 2018

Lauren Heineck de Souza - Diplomada em Psicologia

Formada em Psicologia pela Univates, Lauren Heineck de Souza divide a rotina entre mestrado e pesquisa em psicologia clínica em Porto Alegre e atendimentos no consultório em Lajeado, experiências que se complementam e multiplicam o aprendizado. Apaixonada por ambas as atividades, ela conta como sua trajetória acadêmica começou.

A pesquisa faz parte da vida de Lauren desde que iniciou a graduação. Ao longo do curso, ela abraçou diversas oportunidades, como bolsas em projetos de pesquisa, estágios e voluntariados. Segundo ela, essas oportunidades proporcionadas pela Instituição foram fundamentais para conhecer seus interesses e desenvolver habilidades para a prática profissional em diferentes campos da profissão.

Mais tarde, na reta final da faculdade, ela colheu os frutos da dedicação de anos. Antes mesmo de obter o diploma, Lauren recebeu a feliz notícia: foi selecionada no mestrado em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e contemplada com incentivo financeiro para atuar no Grupo de Pesquisa em Avaliação e Atendimento em Psicoterapias Cognitivas e Comportamentais da Pucrs. O grupo desenvolve pesquisas clínicas com terapias cognitivas e comportamentais, com atuação em duas linhas: instrumentos de avaliação e intervenções psicológicas.

No consultório Lauren atua com atendimentos individuais, especialmente focados em necessidades relacionadas ao manejo de ansiedade, estresse, dificuldades de relacionamento e autoconhecimento. “Esse é um trabalho muito gratificante, pois possibilita auxiliar e acompanhar as pessoas no processo de descoberta de si mesmas, ampliar a compreensão sobre seus sintomas, encontrar recursos para lidar com eles e buscar uma vida com mais significado”, afirma ela.

Para a diplomada, cursar mestrado em Psicologia Clínica e atuar nessa mesma área em consultório permitem a constante articulação entre teorias, pesquisas e prática. “Essas atividades se entrelaçam e compõem os saberes de forma ampliada, qualificando as práticas mutuamente”, conta ela sobre os aprendizados.

Mesmo com o cotidiano corrido, Lauren pensa nos seus próximos passos. "Meus planos para o futuro são permanecer trabalhando como psicóloga no consultório em Lajeado e ingressar no doutorado assim que concluir o mestrado. Pretendo dar seguimento aos cursos de formação na área clínica e às participações em eventos e congressos. Em longo prazo, penso em buscar possibilidades de colocação profissional na área de docência e pesquisa no ensino superior e seguir sempre aprendendo com as oportunidades", planeja a diplomada.

Esta matéria faz parte da edição 6 da Revista Univates. A versão digital pode ser conferida aqui.

Texto e foto: Bruna Laís Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA