Diplomados Destaque

24 Janeiro de 2017

Eugênia Amábilis Gregorius - diplomada em Direito

Ingressar na carreira da Magistratura sempre foi o sonho da diplomada em Direito Eugênia Amábilis Gregorius desde que cursava a graduação. Estágios realizados no Fórum de Teutônia e de Lajeado durante o curso foram experiências que a incentivaram ainda mais a focar seus estudos na área e ir em busca desse sonho.

Após concluir a graduação, ela iniciou a preparação para concursos na Ajuris - Escola da Magistratura em Porto Alegre. A primeira aprovação aconteceu em 2012, no concurso da Magistratura no estado de Rondônia. Dois anos depois, Eugênia foi empossada e passou a exercer a judicatura na cidade de Porto Velho, atuando em varas criminais e cíveis.

Anos de dedicação renderam mais aprovações. Em 2015 a diplomada foi aprovada no concurso para a Magistratura no Estado do Rio Grande do Norte e no concurso para outorga de Delegação de Serviços Notariais e Registrais do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, obteve êxito em concursos para o cargo de Procurador Jurídico de empresas estatais estaduais, como CRM/RS e Corsan.

Em relação ao curso de formação, ela afirma: “posso dizer que minha preparação teve como base, sem dúvida alguma, a graduação na Univates, pois me proporcionou excelentes professores e aprendizados que trago comigo até hoje, tanto na área das ciências jurídicas, como teoria, como para a formação ética profissional”. Além do curso de Direito, a diplomada realizou especialização em Processo Civil na Instituição. Segundo ela, a pós-graduação garantiu resultados positivos em seus estudos e na vida profissional.

Eugênia acredita na importância de direcionar os esforços para aquilo que se determina como meta. “Fiz diversos concursos, no entanto meu foco sempre foi a Magistratura. Penso que ter foco seja um dos fatores mais importantes”, comenta.

Aos estudantes do curso e aos profissionais que desejam aprovação em concurso público, Eugênia aconselha a estudar muito e não desistir do objetivo. “Tenha sempre em mente o motivo pelo qual você está buscando aquele ideal. A preparação para concurso público é uma caminhada árdua e, muitas vezes, solitária, mas o segredo é não desistir e persistir no seu sonho”, orienta.

Atualmente a diplomada está se dedicando ao concurso para Magistratura do Estado do Rio Grande do Sul, pois seu objetivo é exercer a profissão perto da família. O concurso está em andamento na 3ª fase, que se constitui de prova de sentença cível e penal.

Saiba mais sobre o concurso da Magistratura
Os profissionais que pensam em ingressar na carreira da Magistratura precisam se inscrever no concurso e passar por cinco fases. A primeira delas é objetiva, a segunda é composta por uma prova discursiva, a terceira constitui-se de prova de sentença cível e criminal, a quarta é a prova oral e a quinta é composta por análise dos títulos.

Em alguns Tribunais há, ainda, a sexta etapa, a qual consiste em um curso de formação. Nesta etapa o candidato é avaliado atuando como um auxiliar do juiz, realizando minutas de sentenças, audiências de conciliação e atuando perante os jurisdicionados. A avaliação se dá por meio de provas relativas às matérias pertinentes à rotina de um magistrado.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA