Diplomados Destaque

06 Julho de 2016

Janaína Kuhn - diplomada em Arquitetura e Urbanismo

A alegria e a sensação de dever cumprido são ainda maiores quando o trabalho de conclusão de curso se torna destaque em um dos prêmios mais reconhecidos do ramo no Rio Grande do Sul. Na solenidade de formatura, receber menção honrosa pelo melhor projeto de arquitetura e urbanismo de 2015 foi motivo de orgulho. Mais adiante, uma nova surpresa: ser destaque no Prêmio IAB RS 2015 José Albano Volkmer. Assim começamos a contar a trajetória de Janaína Kuhn, diplomada em Arquitetura e Urbanismo pela Univates, que teve seu trabalho reconhecido no último dia 29 de junho, em cerimônia de premiação realizada em Porto Alegre. A ocasião também deu início à exposição pública dos 33 trabalhos inscritos para a seleção.

“O Prêmio tem grande importância pois destaca alguns dos novos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho. À medida que seu trabalho é reconhecido, portas se abrem e oportunidades surgem. Ter um prêmio que celebra a qualidade da arquitetura que está sendo produzida ainda no meio acadêmico sem dúvida é incentivador, principalmente para aqueles que, como eu, preocupam-se com o que está sendo construído atualmente em nossas cidades”, ressalta a diplomada.

Os desafios enquanto profissional de arquitetura são destacados por Janaína. “Não devemos pensar apenas em resolver questões funcionais sem lembrar que arquitetura também é um legado, algo que fica e pode modificar a forma como as pessoas vivem”, explica. Para ela, o Prêmio representa o cuidado que os arquitetos devem ter ao projetar, além da percepção das necessidades de um lugar.

A afinidade com a arquitetura vem desde a infância, quando a diplomada reproduzia desenhos e sugeria alterações em residências nas revistas que os pais traziam para casa. Por isso, quando chegou a hora de escolher o curso, ela já sabia o que queria. Mesmo assim, até chegou a pensar em outras opções, mas nenhuma delas despertou em Janaína o mesmo entusiasmo que a arquitetura. “As estratégias compositivas, o desenvolvimento de todas as etapas, desde a concepção até sua materialização, e a possibilidade de realizar sonhos por meio do nosso trabalho fazem com que a arquitetura seja realmente uma carreira muito especial e única”, afirma.

Com atuação de forma autônoma, a diplomada desenvolve arquitetura contemporânea em projetos residenciais, comerciais e de interiores. Para ela, após concluir a graduação, a relação com a arquitetura ficou mais clara e consistente, pois foi possível definir a linguagem com que gostaria de trabalhar e identificar seus projetos. “Penso que meu trabalho está de acordo com o que arquitetos relevantes no nosso meio pensam sobre a arquitetura, o que confirma minhas convicções e enaltece o desejo de continuar buscando um nível de excelência nos projetos. Além disso, é uma honra representar e poder ter o nome da Univates novamente figurando entre os melhores trabalhos”, destaca.

Aos estudantes do curso, ela indica a participação em concursos de arquitetura durante a graduação. “Nosso tempo é escasso e muitas vezes não conseguimos conciliar todas as atividades com outros projetos. No entanto, nos poucos concursos de que participei, aprendi muito e tive experiências muito bacanas”, comenta. Janaína ressalta também a importância de realizar estágios ao longo do curso de graduação. “Estagiar na área auxilia muito na formação acadêmica. Eu aprendi a trabalhar com alguns programas, ficar atenta à legislação, ter contato com a parte burocrática, além de lidar com prazos e trabalho em equipe”, explica.

Para o futuro, Janaína planeja realizar especialização ou mestrado. Ela aposta na relevância de definir uma área para seguir e de estar em constante atualização, o que considera fundamental para manter-se no mercado de trabalho. Além disso, a diplomada conta que gostaria de atuar na carreira acadêmica. “Considero incrível poder contribuir na formação de novos profissionais, transmitindo o conhecimento que também a mim foi dado”, comenta. Continuar desenvolvendo projetos também está nos planos. “A rotina de um escritório de arquitetura também me interessa muito, tenho paixão por projetar”, finaliza a diplomada.

Saiba mais sobre o projeto

Intitulado “Centro de Gastronomia e Entretenimento”, com orientação da professora Merlin Janina Diemer no primeiro semestre de 2015, o projeto contempla restaurantes, bares e cafés, além de boliche em uma casa de shows. A escolha se deu pelo gosto pessoal que Janaína tem pela gastronomia, aliado a uma necessidade que ela acreditava existir no município. A diplomada acredita na importância de escolher um tema que proporcione prazer em trabalhar. Para ela, o projeto visa a atender a uma demanda crescente na cidade, com restaurantes diferenciados, horários de atendimento ampliados e propostas originais de estabelecimentos. “O público de Lajeado e região tem recebido bem as novidades que chegam no que se refere à gastronomia e ao entretenimento, sendo assim, um novo conjunto traria mais conforto e opções para esse público”, explica.

Ano anterior também teve destaque da Univates

Em 2014, a premiação também destacou o trabalho de uma diplomada pela Univates. Com o projeto de um centro de arte, cultura e educação para a cidade de Arroio do Meio, a arquiteta Cristiane Lavall, que se formou no semestre 2014B, venceu o Prêmio Caixa IAB RS 2014 José Albano Volkmer. O trabalho foi orientado pelo professor Alex Carvalho Brino, que integra o corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Texto: Bruna Alves

ENVIE A SUA HISTÓRIA