Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Por outros modos de (re)pensar a vida, a terra e a nós mesmos
Data: 14,15 e 16 de abril de 2025

O O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, e tem como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento, em especial com as ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.

O tema “Por outros modos de pensar a vida, a terra e o nosso jeito de estar no mundo” ganha centralidade nesta edição em razão das tragédias ambientais e humanas que ocorreram no Vale do Taquari e em todo o Rio Grande do Sul. Em função disso, em sua nona edição, o evento se propõe a repensar a nossa relação com a vida, e isso implica revisar a forma como nos relacionamos com a terra e com nós mesmos, uma vez que não há como pensar esses elementos de forma isolada, embora essa dissociação constitua a racionalidade moderna.

Por isso, esta edição do evento procura, a partir do tema proposto, refletir sobre as implicações de existências baseadas no consumismo, no descarte - de objetos e de pessoas -, na exploração das fontes naturais e no esvaziamento do pensar crítico, e a partir disso pensar em alternativas para sonhar uma vida mais sustentável e plena.

Na condição de promotor de um diálogo de saberes, o evento também se abre para diversas áreas do conhecimento que têm aproximação com as temáticas propostas, pois, como se crê, é pelo debate plural que se dá a constituição humana.


OBJETIVOS DO EVENTO:

1. Oportunizar espaços de discussão sobre a forma como nos relacionamos com a terra e de seus impactos na produção científica, cultural, tecnológica e humanística;

2. Promover espaços de troca, de manifestações artísticas, de construção coletiva do saber;

Dialogar com diferentes áreas do conhecimento sobre os modos de vida contemporâneos a partir de um debate plural e democrático. Em torno dessas interfaces gravitarão os diálogos, as produções acadêmicas, os grupos de trabalho, as manifestações artísticas e outras atividades que farão parte da programação.


PÚBLICO

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas do saber e demais interessados.

Clique aqui e submeta o seu resumo*

*A submissão de trabalho completo deve ser feita somente após a aprovação do resumo

Clique aqui e submeta o seu trabalho completo*

*A submissão de trabalho completo deve ser feita somente após a aprovação do resumo

Informação: Os links das salas de apresentação serão enviados via e-mail

ORGANIZAÇÃO

Logo Univates