A atenção básica ou atenção primária à saúde, é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários no sistema de saúde, ou seja, é o atendimento inicial. Conforme a organização do SUS, as ações da atenção primária à saúde, são de responsabilidade dos municípios, entre elas, as relacionadas à saúde da mulher e da criança. Cada cidade ou região, apresenta características e necessidades de saúde específicas, as quais norteiam o planejamento de ações e estratégias próprias à população local. Com este propósito, surge o Centro de Atendimento Materno-infantil, numa parceria entre Univates e Prefeitura Municipal de Estrela. 

O centro visa fortalecer a rede de atenção à saúde, qualificar a atenção primária, ampliar sua resolutividade e melhorar o sistema de referência e contrarreferência, a acessibilidade, a cobertura e a qualidade dos atendimentos, contribuindo para uma atenção integral à saúde da mulher e da criança pelo Sistema Único de Saúde do município de Estrela – RS. Foi inaugurado no mês de fevereiro de 2017, disponibilizando inicialmente consultas e procedimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria, sendo que estes atendimentos serão gradualmente ampliados através da inserção dos demais cursos da área da saúde da Univates.

As diretrizes curriculares dos cursos da área da saúde da Univates preveem a aproximação entre ensino, serviço e comunidade. Considerando a vocação da cidade de Estrela na área materno-infantil, a proximidade do Ambulatório de Gestação de Alto Risco - AGAR e do Hospital Estrela, também é objetivo disponibilizar campos de práticas qualificados, que auxiliem na formação de profissionais para atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde, por meio da aproximação dos cursos da área da saúde da Univates com a rede de atenção à saúde do município de Estrela.

Clique para ampliar




CONTATO

Rua Geraldo Pereira, Nº 445, Bairro Alto da Bronze, Estrela-RS
CEP: 95880-000
Email: maternoinfantil@univates.br
Fone: (51) 3190-1250


ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira:
Manhã
8h às 12h
Tarde
13h às 17h30min