O Ambulatório de Nutrição da Univates funciona desde 2007 disponibilizando consultas nutricionais à comunidade acadêmica e a funcionários da Instituição. A partir de agosto de 2016, passou a atender às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando também nos tratamentos de casos de hipertensos, diabéticos, cardiopatas, com obesidade, alergias e/ou intolerâncias alimentares e desordens metabólicas, além de desenvolver atividades de reeducação alimentar.

Os atendimentos são realizados por meio de avaliação nutricional, a qual inclui a antropometria, que considera peso, altura e composição corporal, levando em conta o estado nutricional e a história clínica e alimentar do paciente, sendo posteriormente prescrito plano alimentar conforme as necessidades individuais.

O Ambulatório de Nutrição conta com quatro consultórios individuais para atendimento aos usuários, sendo um utilizado também como laboratório de avaliação nutricional, e um laboratório de educação nutricional. Todos os consultórios estão equipados com computadores e software para cálculo de dietas e avaliação nutricional, balança, estadiômetro, adipômetro, fita métrica e materiais de educação nutricional. O laboratório de avaliação nutricional conta com aparelho de bioimpedância para avaliação da composição corporal.

No Ambulatório de Nutrição acontecem aulas práticas dos alunos do curso de Medicina da Univates com o acompanhamento de nutricionista e de professores médicos. Também continuam acontecendo os Estágios Supervisionados em Nutrição Clínica, em que alunos no último semestre do curso de Nutrição cumprem 150 horas de atendimento nutricional aos usuários.





CONTATO

Setor B - Prédio 12
Email: ambulatorionutricao@univates.br
Fone: 3714-7000 Ramal 5022


ATENDIMENTO NUTRICIONAL

Segunda a sexta-feira:
Manhã
8h às 12h
Tarde
13h às 18h